A adolescência caracteriza-se por mudanças sociais, psicológicas e biológicas atravessada por conflitos, tensões e questionamentos em relação a vários aspectos, entre os quais a sexualidade. Por esta razão, a temática da sexualidade está cada vez mais presente no universo adolescente. A relevância desse tema torna-se mais emblemática quando controvérsias sobre o aborto, os direitos das minorias sexuais, a retomada da propagação da AIDS entre os jovens e a gravidez na adolescência se tornam alvo de preocupações no cenário social da vida contemporânea demonstrando a necessidade de trabalhos de cunho educativo-preventivo, tendo como sujeito o adolescente e como tema a sexualidade. Nesta perspectiva, este trabalho busca discutir a importância desta temática para este grupo social haja vista que, as dificuldades identificadas na escola e na família para abordá-la, podem reforçar a manutenção de mitos, tabus, crendices e concepções errôneas acerca da sexualidade. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo realizado com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, situada na cidade de Campina Grande – PB. Utilizamos como instrumento de coleta um questionário e o Diário de Campo. A amostra foi composta por 13 alunos, com idade média de 17,23 anos, dos quais 7 do gênero masculino, e 6 do gênero feminino. Foram identificadas 7 classes temáticas, a saber: Preconceito/Respeito às diferenças, Relações de gênero, Gravidez, Orientação sexual, Patologias, Convivência familiar e Ato sexual. Os dados apontam que o preconceito e as relações de gênero são aspectos importantes que despertam o interesse dos adolescentes. Observamos que, apesar do avanço científico, do acesso às informações no que diz respeito ao estudo sobre sexualidade humana, este tema ainda é impregnado de mitos, preconceitos e contradições, perpetuando-se crendices e concepções equivocadas sobre a sexualidade.