Este artigo apresenta um recorte da fase inicial da pesquisa intitulada Produção Textual na Formação Profissional do Aluno da EJA, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O presente estudo, pautado em uma abordagem qualitativa, objetiva identificar o perfil dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em particular, a fim de tomar decisões acerca dos procedimentos metodológicos a serem usados nas aulas de Língua Portuguesa e de produzir um material didático capaz de interferir positivamente no processo de ensino e aprendizagem desse alunado. Utilizamos como campo metodológico a pesquisa com pressupostos etnográficos. Os dados foram gerados através de autobiografias escolares, produzidas em sala de aula por alunos do Curso Técnico em Eventos do PROEJA-IFPB. A análise desses dados foi de natureza descritiva e interpretativista. Os resultados obtidos apontam que a concepção de mundo de uma pessoa que regressa aos estudos na fase adulta é bem peculiar, uma vez que já tem suas crenças e valores consolidados. Diante disso, o professor da EJA deve estar preparado para lidar com essa realidade, a fim de usá-la a seu favor, aproveitando o letramento de mundo que esses educandos adquiriram naturalmente como diferencial facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, faz-se necessário reconfigurar não apenas o material didático, mas também as práticas de letramento desenvolvidas na sala de aula, alinhando-as às necessidades cotidianas dos discentes e desenvolvendo-as na perspectiva das práticas sociais, visando romper definitivamente com o modo descontextualizado de ensinar, ainda vigente em muitas instituições de ensino dessa modalidade em especial.