Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ÁCIDOS E BASES CAMINHOS E DESCAMINHOS RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIMENTAÇÃO, CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36936
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2946
    "inscrito_id" => 3943
    "titulo" => """
      EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ÁCIDOS\r\n
       E BASES CAMINHOS E DESCAMINHOS RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO.
      """
    "resumo" => "O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula experimental ácido e bases caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa no ensino médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de experimentos em Química e Ciências da Natureza. Considerando que o professor é o mediador desse processo na sala de aula. Pode abordar as relações existentes entre os fatos cotidianos e científicos, bem como apresentar os conteúdos que compõem os eixos temáticos numa visão interdisciplinar. Podendo contribuir para que o aluno seja um sujeito questionador e crítico, com as implicações da ciência e da tecnologia em sua vida diária. Para tanto, procede-se, a metodologia usada na analise dos dados obtidos, no ensino de química nas escolas do município de Açailândia – Maranhão, o que permite concluir que há dificuldades de relacionar a teoria e a prática. Foi aplicado um questionário para professores e alunos, realização de oficinas com substâncias encontradas no dia-a-dia, soluções de ácidos e bases, utilizando o indicador (extrato de repolho) fator principal para diferenciar ácidos de bases,e distribuição de panfletos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIMENTAÇÃO, CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3943_28092017154552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERBENA LUCIA GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "VERBENA LUCIA"
    "autor_email" => "verbenalucia2@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36936
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2946
    "inscrito_id" => 3943
    "titulo" => """
      EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ÁCIDOS\r\n
       E BASES CAMINHOS E DESCAMINHOS RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO.
      """
    "resumo" => "O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula experimental ácido e bases caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa no ensino médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de experimentos em Química e Ciências da Natureza. Considerando que o professor é o mediador desse processo na sala de aula. Pode abordar as relações existentes entre os fatos cotidianos e científicos, bem como apresentar os conteúdos que compõem os eixos temáticos numa visão interdisciplinar. Podendo contribuir para que o aluno seja um sujeito questionador e crítico, com as implicações da ciência e da tecnologia em sua vida diária. Para tanto, procede-se, a metodologia usada na analise dos dados obtidos, no ensino de química nas escolas do município de Açailândia – Maranhão, o que permite concluir que há dificuldades de relacionar a teoria e a prática. Foi aplicado um questionário para professores e alunos, realização de oficinas com substâncias encontradas no dia-a-dia, soluções de ácidos e bases, utilizando o indicador (extrato de repolho) fator principal para diferenciar ácidos de bases,e distribuição de panfletos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIMENTAÇÃO, CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3943_28092017154552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERBENA LUCIA GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "VERBENA LUCIA"
    "autor_email" => "verbenalucia2@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula experimental ácido e bases caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa no ensino médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de experimentos em Química e Ciências da Natureza. Considerando que o professor é o mediador desse processo na sala de aula. Pode abordar as relações existentes entre os fatos cotidianos e científicos, bem como apresentar os conteúdos que compõem os eixos temáticos numa visão interdisciplinar. Podendo contribuir para que o aluno seja um sujeito questionador e crítico, com as implicações da ciência e da tecnologia em sua vida diária. Para tanto, procede-se, a metodologia usada na analise dos dados obtidos, no ensino de química nas escolas do município de Açailândia – Maranhão, o que permite concluir que há dificuldades de relacionar a teoria e a prática. Foi aplicado um questionário para professores e alunos, realização de oficinas com substâncias encontradas no dia-a-dia, soluções de ácidos e bases, utilizando o indicador (extrato de repolho) fator principal para diferenciar ácidos de bases,e distribuição de panfletos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.