Esse estudo traz uma discussão sobre a implantação de recursos e estratégias que realmente se transformem em práticas significativas, destacando o fanzine como ideia de gênero textual inovador a ser utilizado nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. A relevância da pesquisa justifica-se pela necessidade de encontrar estratégias sequenciais e ferramentas pedagógicas mais lúdicas e criativas que chamem a atenção dos discentes. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira o uso do fanzine na sala de aula pode promover o desenvolvimento de habilidades na formação do sujeito leitor-escritor. Como objetivos específicos, o estudo busca valorizar o protagonismo dos alunos na produção de seus próprios textos, mostrar o quanto práticas significativas despertam a vontade de aprender cada vez mais e apresentar o fanzine como uma ferramenta dinâmica que diverge daquelas habitualmente utilizadas na rotina escolar. Para isso, fizemos uso das contribuições teóricas de autores que possuem grande respaldo nos estudos da área, como Antunes (2003), Possenti (2006), Nascimento e Lima (2009), Oliveira (2010), Marcuschi (2008), Magalhães (1993; 2004), Guimarães (2005), entre outros que fundamentam nossa abordagem sobre o trabalho com gêneros textuais específicos como proposta de atividade produtiva. O estudo realizado nos permite concluir que ao longo de sua história o fanzine sempre se apresentou como um excelente meio de comunicação, um suporte para divulgar e compartilhar ideias, o que nos permite recomendar como prática inovadora a inserção desse gênero textual no âmbito escolar, incentivando a sua produção entre os alunos.