O presente artigo é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi. O núcleo, tem como um dos seus objetivos, promover a inclusão de pessoas com necessidades específicas no Campus, contribuindo com as condições adequadas para seu acesso, permanência e conclusão dos estudos. Nosso objetivo é apresentar a experiência com oficinas de recursos didáticos inclusivos para o ensino de Química, a partir do uso de Tecnologia Assistiva (TA), numa turma de Licenciatura em Química, na disciplina de Didática e aproximar o leitor das discussões sobre TA. O estudo assume uma abordagem qualitativa. Como técnicas de pesquisa, realizamos uma revisão bibliográfica sobre as questões estudadas, apresentamos as discussões aos 20 discentes da turma, e realizamos as oficinas com baixas tecnologias, em que cada grupo confeccionou materiais para um tipo de deficiência, sendo 04 grupos de trabalho: Deficiência Intelectual, Deficiência Física, Deficiência Auditiva/Surdez e Cegueira/ Baixa visão. Ao concluir a elaboração dos recursos, a turma apresentou os resultados durante a IV Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (EXPOTEC) de 13 a 17 de fevereiro de 2017, com a temática: Novos Desafios na Educação e Formação Profissional. Os resultados apontam que a atividade desenvolvida suscitou a sensibilização do público para aspectos relacionados à inclusão das pessoas, bem como contribuiu para o processo formativo dos estudantes, como pessoas e profissionais. Consideramos, então, essa discussão fundamental para a formação docente, por apresentar a TA como meio de promoção da aprendizagem dos alunos com deficiências/dificuldades.