Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIA, MATEMÁTICA, PIBID, ENEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36301
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1720
    "inscrito_id" => 1902
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação, objetivando propor atividades no que se referem às práticas metodológicas, propiciando um contato direto com a sala de aula. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Patu/RN (CAP), visto que trata-se de um subprojeto de Matemática, das contribuições que às aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trazem aos alunos da terceira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Edino Jales, situada na cidade de Patu/RN, onde as atividades são desenvolvidas com orientação e supervisão do professor. Como aporte teórico, nos fundamentamos, especialmente, em trabalhos relacionados ao uso e utilização de simulados em relação ao ENEM, e, também, aos métodos que o professor utiliza para que os alunos aprendam conforme os métodos utilizados. A metodologia que fundamenta a construção deste trabalho caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada na resolução de questões e aplicação de simulado, em que buscamos verificar e compreender as contribuições que o PIBID oferece na preparação desses alunos  para o exame. Os resultados apontam que, na medida em que iniciaram os trabalhos com os alunos desta série, eles melhoraram, redimensionaram continuamente seus conhecimentos, possibilitando constatar a contribuição do PIBID, subprojeto de matemática, para os estudantes da escola parceira. Nesse sentido, acreditamos ser possível a obtenção de resultados positivos dos alunos no ENEM, após participação das aulas preparatórias oferecidas pelo projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, MATEMÁTICA, PIBID, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1902_11092017100555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THADEU CORTEZ DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "THADEU CORTEZ"
    "autor_email" => "cortezthadeu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36301
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1720
    "inscrito_id" => 1902
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação, objetivando propor atividades no que se referem às práticas metodológicas, propiciando um contato direto com a sala de aula. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Patu/RN (CAP), visto que trata-se de um subprojeto de Matemática, das contribuições que às aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trazem aos alunos da terceira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Edino Jales, situada na cidade de Patu/RN, onde as atividades são desenvolvidas com orientação e supervisão do professor. Como aporte teórico, nos fundamentamos, especialmente, em trabalhos relacionados ao uso e utilização de simulados em relação ao ENEM, e, também, aos métodos que o professor utiliza para que os alunos aprendam conforme os métodos utilizados. A metodologia que fundamenta a construção deste trabalho caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada na resolução de questões e aplicação de simulado, em que buscamos verificar e compreender as contribuições que o PIBID oferece na preparação desses alunos  para o exame. Os resultados apontam que, na medida em que iniciaram os trabalhos com os alunos desta série, eles melhoraram, redimensionaram continuamente seus conhecimentos, possibilitando constatar a contribuição do PIBID, subprojeto de matemática, para os estudantes da escola parceira. Nesse sentido, acreditamos ser possível a obtenção de resultados positivos dos alunos no ENEM, após participação das aulas preparatórias oferecidas pelo projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, MATEMÁTICA, PIBID, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1902_11092017100555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THADEU CORTEZ DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "THADEU CORTEZ"
    "autor_email" => "cortezthadeu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação, objetivando propor atividades no que se referem às práticas metodológicas, propiciando um contato direto com a sala de aula. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Patu/RN (CAP), visto que trata-se de um subprojeto de Matemática, das contribuições que às aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trazem aos alunos da terceira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Edino Jales, situada na cidade de Patu/RN, onde as atividades são desenvolvidas com orientação e supervisão do professor. Como aporte teórico, nos fundamentamos, especialmente, em trabalhos relacionados ao uso e utilização de simulados em relação ao ENEM, e, também, aos métodos que o professor utiliza para que os alunos aprendam conforme os métodos utilizados. A metodologia que fundamenta a construção deste trabalho caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada na resolução de questões e aplicação de simulado, em que buscamos verificar e compreender as contribuições que o PIBID oferece na preparação desses alunos para o exame. Os resultados apontam que, na medida em que iniciaram os trabalhos com os alunos desta série, eles melhoraram, redimensionaram continuamente seus conhecimentos, possibilitando constatar a contribuição do PIBID, subprojeto de matemática, para os estudantes da escola parceira. Nesse sentido, acreditamos ser possível a obtenção de resultados positivos dos alunos no ENEM, após participação das aulas preparatórias oferecidas pelo projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.