O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação, objetivando propor atividades no que se referem às práticas metodológicas, propiciando um contato direto com a sala de aula. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Patu/RN (CAP), visto que trata-se de um subprojeto de Matemática, das contribuições que às aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trazem aos alunos da terceira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Edino Jales, situada na cidade de Patu/RN, onde as atividades são desenvolvidas com orientação e supervisão do professor. Como aporte teórico, nos fundamentamos, especialmente, em trabalhos relacionados ao uso e utilização de simulados em relação ao ENEM, e, também, aos métodos que o professor utiliza para que os alunos aprendam conforme os métodos utilizados. A metodologia que fundamenta a construção deste trabalho caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada na resolução de questões e aplicação de simulado, em que buscamos verificar e compreender as contribuições que o PIBID oferece na preparação desses alunos para o exame. Os resultados apontam que, na medida em que iniciaram os trabalhos com os alunos desta série, eles melhoraram, redimensionaram continuamente seus conhecimentos, possibilitando constatar a contribuição do PIBID, subprojeto de matemática, para os estudantes da escola parceira. Nesse sentido, acreditamos ser possível a obtenção de resultados positivos dos alunos no ENEM, após participação das aulas preparatórias oferecidas pelo projeto.