Este artigo foi desenvolvido no intuito de trazer mais informações sobre obstáculos epistemológicos para professores de matemática do ensino fundamental nas séries iniciais pois, a aprendizagem matemática ainda se constitui em um grande problema, tanto para crianças quanto para os professores que estão sendo formados principalmente no curso de Pedagogia. Isso justifica, muitas vezes, que a própria opção pelo curso seja determinada pela inexistência de matemática em sua grade curricular. Os resultados nos mostram que quando um conteúdo não foi bem assimilado pelo aluno pode vir a se constituir como ‘obstáculo epistemológicos’ para a aprendizagem matemática, de forma tal que influencia negativamente a aprendizagem posterior uma vez que tende a se propagar pelas séries subsequentes.
Por tanto é preciso ter uma ideia de educação matemática, já que a mesma juntamente com a epistemologia procura focaliza os obstáculos admitidos como causa de dificuldades à aprendizagem da matemática, chamados obstáculos epistemológicos. O conhecimento resulta do processo da aprendizagem e não está imune a erros, isto é, não está isento dos percalços que a caminhada humana acarreta. O tema ‘Obstáculos epistemológicos’ é largamente abrangente. Perpassa praticamente os campos de todas as ciências que o ser humano já descobriu e hoje utiliza.Um obstáculo é um conhecimento que produz soluções adaptadas a um determinado contexto, mas induz a falsas soluções fora deste. Este conhecimento resiste às contradições apresentadas e frequentemente volta a se manifestar. (Duroux, apud Bittencourt 1998, p 14). No desenvolvimento deste estudo, pretendemos buscar conhecer sobre Obstáculos Epistemológicos no ensino da matemática nas series inicias, sua origem e natureza e o percurso histórico sobre o tema, já que estes obstáculos estão presentes em todo e qualquer aprendizado, positivamente servindo de incentivo aos professores.