Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAR LETRANDO: TAREFA PARA PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, FORMAÇÃO Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      Adílcima Scardini de Moraes\r\n
      Antonia Angelina Basanella Utzig\r\n
      UNISERRA/FAEST – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE TANGARÁ DA SERRA - MT– adilcima@tangaradaserra.mt.gov.br \r\n
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      Palavras chave: alfabetização, letramento, formação.\r\n
      A presente pesquisa foi realizada no município de Tangará da Serra- MT, numa  parceria entre a Faculdade de Educação de Tangará da Serra e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A perspectiva de alfabetizar letrando vem sendo construída desde o ano de 2010 com o início do Programa Federal  de formação continuada Pró Letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Com o objetivo de verificar o entendimento que o professor tem do processo de alfabetização e letramento, bem como, as diferentes modalidades utilizadas no sentido de construir uma prática alfabetizadora que  facilite a aprendizagem e o domínio da leitura dos alfabetizandos até os 8 anos de idade é que se justifica esse trabalho.Utilizando o referencial teórico de FERREIRO, SOARES e MORAIS, entre outros, além de pesquisa de campo e depoimentos de professores em momentos formativos, verificamos dados interessantes no avanço dos alunos quanto à compreensão leitora e domínio da escrita. A capacidade demonstrada pelos professores no domínio de alguns fundamentos teóricos indica que os mesmos se interessam por compreender como o aluno concebe a escrita, as suas hipóteses e elaborações, desse modo, pode melhor intervir. A formação continuada do professor tem um papel fundamental porque é lendo, refletindo, discutindo as diferentes atividades e através do compartilhamento de experiências que cada um se percebe integrante de um grupo, onde todos vivenciam cotidianamente  situações semelhantes. Coletar depoimentos de professores com experiência de 20 anos em turmas de alfabetização que percebem e afirmam que os antigos métodos perderam espaço no processo foi valioso. Os professores se preocupam com a construção do ambiente alfabetizador, usam a leitura deleite e os gêneros textuais em diferentes situações de ensino aprendizagem.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

ALFABETIZAR LETRANDO: TAREFA PARA PROFISSIONAIS QUALIFICADOS Adílcima Scardini de Moraes Antonia Angelina Basanella Utzig UNISERRA/FAEST – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE TANGARÁ DA SERRA - MT– adilcima@tangaradaserra.mt.gov.br Palavras chave: alfabetização, letramento, formação. A presente pesquisa foi realizada no município de Tangará da Serra- MT, numa parceria entre a Faculdade de Educação de Tangará da Serra e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A perspectiva de alfabetizar letrando vem sendo construída desde o ano de 2010 com o início do Programa Federal de formação continuada Pró Letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Com o objetivo de verificar o entendimento que o professor tem do processo de alfabetização e letramento, bem como, as diferentes modalidades utilizadas no sentido de construir uma prática alfabetizadora que facilite a aprendizagem e o domínio da leitura dos alfabetizandos até os 8 anos de idade é que se justifica esse trabalho.Utilizando o referencial teórico de FERREIRO, SOARES e MORAIS, entre outros, além de pesquisa de campo e depoimentos de professores em momentos formativos, verificamos dados interessantes no avanço dos alunos quanto à compreensão leitora e domínio da escrita. A capacidade demonstrada pelos professores no domínio de alguns fundamentos teóricos indica que os mesmos se interessam por compreender como o aluno concebe a escrita, as suas hipóteses e elaborações, desse modo, pode melhor intervir. A formação continuada do professor tem um papel fundamental porque é lendo, refletindo, discutindo as diferentes atividades e através do compartilhamento de experiências que cada um se percebe integrante de um grupo, onde todos vivenciam cotidianamente situações semelhantes. Coletar depoimentos de professores com experiência de 20 anos em turmas de alfabetização que percebem e afirmam que os antigos métodos perderam espaço no processo foi valioso. Os professores se preocupam com a construção do ambiente alfabetizador, usam a leitura deleite e os gêneros textuais em diferentes situações de ensino aprendizagem.

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