Este artigo consiste numa pesquisa qualitativa que objetiva investigar questões capitais sobre Educação Ambiental que subjazem às concepções de licenciandos em Pedagogia quando refletem suas aprendizagens no âmbito de uma disciplina sobre a referida temática, numa universidade pública federal da Amazônia. O contexto da pesquisa situa-se na agenda de debates sobre Educação Ambiental na contemporaneidade, o locus é o curso de Licenciatura em Pedagogia, em uma disciplina eletiva sobre a temática em questão. Os participantes da pesquisa são 6 licenciandos selecionados conforme critérios de assiduidade, frequência de manifestações nos debates em aula. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada, registrada por meio de equipamento de áudio, com duração média de 30 minutos. Os dados foram organizados segundo as ênfases dos sujeitos vinculadas ao objeto de pesquisa, resultando em duas categorias analíticas, intituladas de Questões Capitais Em Educação Ambiental, no qual abordamos reflexões sobre preocupações e interesses fundamentais manifestadas pelos sujeitos quando refletem sobre EA, e Mudanças de Perspectivas em Educação Ambiental, no qual explicitamos mudanças de ideias e perspectivas conceituais reconhecidas pelos sujeitos no processo de apropriação de conhecimentos sobre EA. A análise dos dados revelou que são capitais as preocupações com a sustentabilidade, com abordagem prática e contextualizada da Educação Ambiental na Amazônia, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica, bem como, o cuidado com a formação dos professores. Essas questões capitais foram alcançadas pelos licenciandos a partir de processos de mudanças de perspectivas conceituais em que superaram abordagens restritas à política dos 3R, à concepção conservacionista/naturalista e à valorização do conhecimento sobre as leis ambientais.