O uso de metodologias tradicionais sempre esteve presente, no que diz respeito ao estudo de histologia. O processo de ensino-aprendizagem sempre foi um desafio quando se trata de metodologias alternativas, seja em qualquer disciplina na área da saúde. A histologia é vista como uma disciplina complexa, devido à dificuldade de observação e entendimento das mais variadas formas e estruturas e ao mesmo tempo é restrita ao microscópio. Com isso, este trabalho surge com uma nova perspectiva para a criação de um atlas virtual de histologia, através de alunos da graduação, que contará com a descrição dos principais tecidos, e fotos das respectivas estruturas descritas no atlas. Para a elaboração desse atlas, foram capturadas imagens de estruturas das lâminas histológicas do laminário do Laboratório de Histologia da Universidade Federal do Maranhão. Foram obtidas fotos com o auxílio de uma câmera AxioCam ERc 5s Carl Zeiss acoplada ao microscópio óptico, sendo estas inseridas junto a textos complementares através do programa Cacuriá, que forneceu toda a dinamicidade, para um rápido e confortável manuseio. O foco desta ferramenta Cacuriá é permitir que profissionais da área de educação possam criar objetos de aprendizagem através de um processo pouco complexo. Esta ferramenta foi desenvolvida no âmbito da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) por um grupo de pesquisadores do LAWS (Laboratório de Sistemas Avançados da Web) vinculado ao Departamento de Informática da UFMA. Com isso foi possível, através do uso de novas tecnologias na área da educação, desenvolver um Atlas Virtual de Histologia que funcionará como uma ferramenta de aprendizado mais dinâmica contribuindo para um melhor aproveitamento do tempo do aluno e melhor desempenho na aprendizagem da Disciplina de Histologia.