Neste trabalho é discutida a importância da Técnica Paralaxe na motivação no estudo de semelhança de triângulos, através da experimentação como ferramentas pedagógicas no estudo da semelhança de triângulos, proposta desenvolvida em uma turma composta por 22 estudantes do componente curricular “Matemática” referente ao 1º período do Curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma Faculdade Particular da Zona da Mata Norte de do Estado de Pernambuco, durante o 1º semestre de 2017, as atividades desenvolvidas durante a pesquisa foram realizadas na modalidade presencial. Como sustentação da proposta foram aplicados dois questionários com o objetivo de levantamento diagnóstico, que denominamos de 1ª intervenção diagnóstica, na tentativa de determinar o nível de conhecimento prévio dos estudantes envolvidos em relação ao conteúdo a ser proposto, este questionário foi aplicado individualmente. Na sequência foram disponibilizadas na sala de aula materiais de baixo custo na tentativa de realização de um experimento objetivando a confirmação dos conceitos de semelhança de triângulos. Após vivenciarem esse conteúdo através desse experimento, foram aplicados os mesmos questionários, agora denominado de 2ª intervenção diagnóstica. Os resultados apresentados apontam que a sistematização de ensino, bem como os procedimentos metodológicos utilizados durante o processo de ensino e aprendizagem, além de propiciar uma maior segurança aos estudantes facilitou a aquisição dos conceitos trabalhados.