PINTO, Karini Da Silva et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38932>. Acesso em: 23/12/2024 00:32
A escola é um espaço para a formação do indivíduo que orientados pelos professores exercem o processo de ensino-aprendizagem. A deterioração do ambiente natural, assim como os riscos a elas referentes, são alguns dos maiores desafios a serem superados desejando alcançar uma melhor qualidade de vida. Buscando discutir sobre a educação ambiental, a sustentabilidade e a alimentação saudável, os professores e alunos do Centro de Ensino Humberto de Campos decidiram realizar um projeto envolvendo uma horta sustentável dentro da escola, tal projeto intitulou-se “Plantando o verde para colher o futuro”. O projeto da horta sustentável foi realizado no Centro de Ensino Humberto de Campos, uma escola que faz parte da rede estadual de ensino do Estado do Maranhão, sendo de grande relevância para toda comunidade escolar, uma vez que buscou-se sugestões sustentáveis para os desajustes estruturais e ambientais que influenciam na qualidade de vida dos alunos. O trabalho teve como objetivo ensinar a educação ambiental, a sustentabilidade e a reeducação alimentar através do plantio de canteiros de hortaliças, bem como utiliza-las na merenda escolar dos alunos. Para tanto foram feitas discussões, leituras e palestras sobre o tema envolvendo as disciplinas de Geografia, Química e Educação Física, em seguida houve a prática com a construção dos canteiros e plantio das hortaliças. Como resultados tivemos a construção da horta, a utilização das hortaliças na merenda escolar, o desenvolvimento do trabalho em equipe, a conscientização da boa alimentação e o desenvolvimento na prática da sustentabilidade. Espera-se que tantos os professores envolvidos, quantos os alunos desenvolvam e adotem práticas sustentáveis em suas vidas e que sejam multiplicadores de atitudes positivas perante a sociedade.