O presente trabalho apresenta a pesquisa em andamento junto ao Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. O objetivo geral é compreender a relação entre tecnologias e ensino na contemporaneidade. Como fundamentação para as análises a serem desenvolvidas no curso da pesquisa parte-se principalmente das concepções de Paulo Freire, Marc Prensky, Seymour Papert e Mitchel Resnick. Os conceitos de nativos e imigrantes digitais, construcionismo e aprendizagem criativa somam-se à necessidade cada vez mais patente de uma educação voltada para a autonomia do estudante.
As transformações pelas quais passa o mundo contemporâneo trazem em seu bojo a necessidade de ressignificação do papel da escola e do professor. Os avanços tecnológicos cada vez mais intensos e acelerados nos trazem a um ponto da História no qual o real e o virtual, o velho e o novo se encontram e criam um sistema complexo de relações. Em meio a essa trama se encontram o ensino e as possibilidades que o panorama atual oferecem para um novo modelo, um novo paradigma. Nesse sentido, a pesquisa aqui desenvolvida se debruça sobre duas questões fundamentais: 1. Qual tem sido a postura da escola frente às novas tecnologias que têm revolucionado a sociedade? 2. De que maneiras a escola pode incorporar essas tecnologias às suas práticas?