O presente artigo discorre sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.), enfocando sua contribuição para a formação do discente nesta modalidade de ensino. Objetiva-se primeiramente, fazer alusão as concepções de práticas de leitura e escrita no cotidiano desse público, valorizando as experiências sociais que surgem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. Quanto ao percurso metodológico foi realizado uma revisão bibliográfica em torno do tema. Nesse sentido, dialoga-se sobre a formação contínua como um viés para a autoavaliação do profissional dessa modalidade de ensino. Aborda ainda, as novas maneiras de se pensar a E.J.A. e, a qualificação de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Assim, os aspectos ideológicos relativos à idade adulta e as questões da volta às salas de aula em busca não somente de uma certificação para o mercado de trabalho mas, para um desenvolvimento pessoal, intelectual, social e político que passe a refletir em seu cotidiano. Em suma, discute-se que é possível conciliar teoria e prática nos fazeres pedagógicos, percebendo que a apropriação do conhecimento é uma forma de melhor se expressar e interagir em sociedade e, reconhece as possibilidades de se atingir a excelência com um ensino de qualidade, considerando os saberes prévios dos sujeitos envolvidos no contexto educacional.