O exercício da pratica docente no seu cotidiano permeado de exigências de um mundo moderno se constitui hoje um desafio para a vida profissional do educador, os limites e as dificuldades enquanto dimensão humana possibilita um sofre psicológico como consequências desse enfrentamento. A angustia e o sofrimento precisam ser vividos, de maneira capaz de compreender como o ser que sente, pensa, se angustia, sofre, mas acima de tudo, valoriza cada momento de sua vida e que diante da angústia, sempre encontra um sentido para se encontrar consigo mesmo. O presente trabalho intitulado “ O ser educador na vivência docente: Uma análise da dimensão humana” , se propõe a estudar a relação da dinâmica humana do educador frente aos desafios e limites no exercício de sua vida profissional, o método é de cunho bibliográfico do tipo narrativo com analise de conceitos qualitativos, foram analisados cinco livros e suas consequentes ideias de forma a contribuir com a estudo e dinâmica da subjetividade humana do da vida profissional do educador, baseado em autores como, Carl Rogers, Viktor Frankl, Miguez, Augras. Neste sentido é de grande importância que este estudo possa servir de auxilio nas dificuldades encontradas no cotidiano escolar, podendo dessa maneira, dinamizar a atuação dos professores com seus alunos e ajudar, a compreender suas angústias diante das problemáticas. Diante de tudo o que foi estudado pode-se perceber a importância e a realização das leituras bibliográficas para o crescimento pessoal e profissional, pois cada autor contribuiu com uma reflexão e uma compreensão do que realmente se deve fazer diante do trabalho desenvolvido em uma educação.