O tema aqui proposto discute a formação étnico-social do Brasil, especificamente a história e cultura afro-brasileira. Trata-se de movimento recente de reflexão histórica e social a respeito das influencias africana em seu processo de formação no âmbito da escola básica, a partir da instituição da Lei nº 10.639, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Defende-se que a escola, integrada com a realidade social, é a única instituição capaz de construir um novo comportamento social, que possibilite o pleno desenvolvimento da cidadania. A iniciativa é muito positiva, mas acredita-se que a efetivação da Lei enfrentará barreiras socioculturais (resistência, preconceito, ignorância) e de estrutura operacional, que produzirá ações pedagógicos superficiais nas escolas. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir a prática pedagógica dos professores de Geografia para sensibilização e aprendizagem da História e Cultura Afro-brasileira no ensino básico. Metodologicamente, o trabalho utilizou a pesquisa bibliografia e entrevista para coleta e análise de dados e cenários.