O Estágio Supervisionado é uma das etapas mais importantes do curso de licenciatura, uma vez que o mesmo proporciona ao futuro professor aliar teoria à prática. É também um instrumento importante que potencializa a integração dos licenciandos com a realidade no qual estarão inseridos no exercício de sua futura atividade profissional. Sendo assim, quais as contribuições e possibilidades o Estágio Supervisionado oferece para o ensino de Ciências e Biologia? E quais oportunidades o mesmo proporciona para os licenciandos? Com base nas questões, este trabalho teve como objetivo descrever as contribuições e possibilidades que o Estágio Supervisionado oferece para o ensino de Ciências e Biologia por meio da integração de conteúdos trabalhados de forma teórica dentro da sala de aula com a prática realizada através de atividades complementares fora do ambiente escolar por meio da intervenção. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que aconteceu durante o Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A experiência ocorreu com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Judith Nascimento da Silva, localizada no município de Messias-AL. Para a realização da prática complementar, foram utilizados microscópio e lâminas com ovos de Schistosoma mansoni e outros vermes no Centro de Controle de Endemias da cidade. Como resultados desta atividade complementar, destacamos a nova postura dos estudantes, diferente da adotada em sala de aula, um posicionamento questionador e participativo a partir das reflexões feitas sobre o problema estudado e a oportunidade de refletir e propor soluções que contribuíssem para o controle da doença no município. Assim, concluímos que durante o Estágio Supervisionado, o futuro professor pode colaborar na construção do conhecimento, melhorando o desempenho dos estudantes e também participar da transformação da realidade da escola contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.