O presente artigo é resultante de uma pesquisa sobre formação de leitores realizada em uma Escola Pública do bairro de Felipe Camarão, Natal/RN. Teve como objetivos apresentar o desenvolvimento de um projeto de formação de leitores em sala de aula na escola pública e discutir sobre a democratização e acesso do acervo literário infantil da biblioteca escolar e seu contributo na formação de crianças leitoras e verificar as repercussões da aprendizagem dos alunos a partir do uso das literaturas. Tomando como pressupostos teóricos principais AMARILHA (1997), ABRAMOVICH (1998), KLEIMAN (1989). ARAÚJO (1996), GRAVES E GRAVES (1995), ECO (1994), BRAIT (2003), PETIT (2008), apoiado em outros autores. A observação participante, foi realizada em uma Escola Pública de Natal/RN, em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se averiguar a partir da desenvoltura de um projeto para formação de leitores de literatura infantil as repercussões da ação pedagógica desse projeto na formação leitora dos educandos. Pode-se apontar como resultados do processo experienciado que os alunos aumentaram consideravelmente o interesse pela leitura literária e escritas textuais, o aumento na busca pelo acervo da biblioteca escolar, alunos mais despertos à participação na oralidade, e na construção de conhecimentos concernentes às demais disciplinas escolares.