EVOLUÇÃO HUMANA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ MESTRE JÚLIO SARMENTO- SOUSA, PARAÍBA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36917 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4933 "inscrito_id" => 4647 "titulo" => "EVOLUÇÃO HUMANA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ MESTRE JÚLIO SARMENTO- SOUSA, PARAÍBA." "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de conhecer os conhecimentos prévios de 42 alunos do Ensino Médio, integrantes da disciplina Eletiva “A aventura Humana na Terra, componente curricular da Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento. A Evolução é um conteúdo da base comum curricular importante para um ensino interdisciplinar, pois engloba saberes das ciências naturais e humanas. O desenvolvimento dessa pesquisa teve como objetivo buscar subsídios para a elaboração de uma sequência didática a ser desenvolvida com os estudantes. Para o levantamento dos conhecimentos prévios dos discentes utilizou-se um questionário com três perguntas dissertativas que abordavam compreensões sobre evolução biológica e teorias de origem da vida. Essa é uma pesquisa de caráter qualitativo, a coleta tornou possível sua analise seguindo a técnica de Análise de Conteúdo (AC). A partir da analise dos resultados emergiram três categorias temáticas provenientes da interpretação das respostas fornecidas pelos alunos, as quais são: Conhecimentos dos estudantes sobre evolução biológica, Crenças dos discentes sobre a Origem da Vida, Percepção dos alunos sobre a abordagem dos conteúdos de Evolução Biológica. Através dos resultados obtidos verificou-se que os conhecimentos prévios dos sujeitos pesquisados relacionam-se à compreensão da evolução como sinônimo de progresso e melhora, à visão antropocêntrica sobre os processos evolutivos e à presença da concepção criacionista, a esse respeito, a analise das respostas dos alunos demonstrou que os estudantes buscam estabelecer uma ligação entre o criacionismo e as teorias evolutivas. Com base nos resultados foi possível estabelecer como trabalhar os conteúdos da evolução Biológica de forma a respeitar as crenças religiosas dos alunos, sem deixar de trabalhar os conhecimentos científicos e sua veracidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO, CRIACIONISMO, DISCIPLINA ELETIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4647_17102017142014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA MOREIRA TORRES NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA MOREIRA" "autor_email" => "marianamtgadelha@gmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36917 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4933 "inscrito_id" => 4647 "titulo" => "EVOLUÇÃO HUMANA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ MESTRE JÚLIO SARMENTO- SOUSA, PARAÍBA." "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de conhecer os conhecimentos prévios de 42 alunos do Ensino Médio, integrantes da disciplina Eletiva “A aventura Humana na Terra, componente curricular da Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento. A Evolução é um conteúdo da base comum curricular importante para um ensino interdisciplinar, pois engloba saberes das ciências naturais e humanas. O desenvolvimento dessa pesquisa teve como objetivo buscar subsídios para a elaboração de uma sequência didática a ser desenvolvida com os estudantes. Para o levantamento dos conhecimentos prévios dos discentes utilizou-se um questionário com três perguntas dissertativas que abordavam compreensões sobre evolução biológica e teorias de origem da vida. Essa é uma pesquisa de caráter qualitativo, a coleta tornou possível sua analise seguindo a técnica de Análise de Conteúdo (AC). A partir da analise dos resultados emergiram três categorias temáticas provenientes da interpretação das respostas fornecidas pelos alunos, as quais são: Conhecimentos dos estudantes sobre evolução biológica, Crenças dos discentes sobre a Origem da Vida, Percepção dos alunos sobre a abordagem dos conteúdos de Evolução Biológica. Através dos resultados obtidos verificou-se que os conhecimentos prévios dos sujeitos pesquisados relacionam-se à compreensão da evolução como sinônimo de progresso e melhora, à visão antropocêntrica sobre os processos evolutivos e à presença da concepção criacionista, a esse respeito, a analise das respostas dos alunos demonstrou que os estudantes buscam estabelecer uma ligação entre o criacionismo e as teorias evolutivas. Com base nos resultados foi possível estabelecer como trabalhar os conteúdos da evolução Biológica de forma a respeitar as crenças religiosas dos alunos, sem deixar de trabalhar os conhecimentos científicos e sua veracidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO, CRIACIONISMO, DISCIPLINA ELETIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4647_17102017142014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA MOREIRA TORRES NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA MOREIRA" "autor_email" => "marianamtgadelha@gmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }