O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de conhecer os conhecimentos prévios de 42 alunos do Ensino Médio, integrantes da disciplina Eletiva “A aventura Humana na Terra, componente curricular da Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento. A Evolução é um conteúdo da base comum curricular importante para um ensino interdisciplinar, pois engloba saberes das ciências naturais e humanas. O desenvolvimento dessa pesquisa teve como objetivo buscar subsídios para a elaboração de uma sequência didática a ser desenvolvida com os estudantes. Para o levantamento dos conhecimentos prévios dos discentes utilizou-se um questionário com três perguntas dissertativas que abordavam compreensões sobre evolução biológica e teorias de origem da vida. Essa é uma pesquisa de caráter qualitativo, a coleta tornou possível sua analise seguindo a técnica de Análise de Conteúdo (AC). A partir da analise dos resultados emergiram três categorias temáticas provenientes da interpretação das respostas fornecidas pelos alunos, as quais são: Conhecimentos dos estudantes sobre evolução biológica, Crenças dos discentes sobre a Origem da Vida, Percepção dos alunos sobre a abordagem dos conteúdos de Evolução Biológica. Através dos resultados obtidos verificou-se que os conhecimentos prévios dos sujeitos pesquisados relacionam-se à compreensão da evolução como sinônimo de progresso e melhora, à visão antropocêntrica sobre os processos evolutivos e à presença da concepção criacionista, a esse respeito, a analise das respostas dos alunos demonstrou que os estudantes buscam estabelecer uma ligação entre o criacionismo e as teorias evolutivas. Com base nos resultados foi possível estabelecer como trabalhar os conteúdos da evolução Biológica de forma a respeitar as crenças religiosas dos alunos, sem deixar de trabalhar os conhecimentos científicos e sua veracidade.