RESUMO
Este trabalho apresenta resultados referentes a um estudo investigativo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil numa escola pública no município de Acari/RN. O objetivo é analisar a prática docente das professoras e suas concepções acerca da educação infantil. Nesse sentido, discutimos a importância de uma prática docente que aposta na capacidade das crianças realizarem atividades diversificadas e significativas que contribua para o desenvolvimento da aprendizagem das mesmas. As análises são realizadas com base em estudos teórico-filosófico da disciplina Estudos Históricos-filosóficos da Educação que abordou importantes teóricos que fundamentam a prática pedagógica como fazer fundante e estruturante do processo de ensino e aprendizagem com crianças a partir das obras de Rousseau (2004); Pestalozzi (1996); Froebel (2007); Montessori (2007) entre outros que iniciam estudos teóricos-filosóficos sobre a educação da criança. Além disso, apoiamos as análises em uma pesquisa de campo que teve como procedimento metodológico a observação em duas salas de aulas da Educação Infantil que atendem crianças de 5 anos, e, entrevistas semiestruturadas com as duas professoras que lecionam nas referidas salas de aulas. Os resultados - análise dos dados apontam que as concepções de educação infantil aliadas à compreensão sobre criança declaradas pelas professoras pesquisadas, se associam à sua prática pedagógica, evidenciando-se, por conseguinte, várias limitações de ordem pedagógica, e a evidência de demandas de um maior aprofundamento das professoras acerca da Educação Infantil. Neste sentido, nas considerações finais, inferimos que a formação e atuação do professor de Educação Infantil, necessita de um trabalho intencional comprometido com a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança através de um ambiente interativo com atividades contextualizadas que suscitem o pensar, a imaginação, a criatividade e a curiosidade das crianças.