O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PRÁTICA: UMA OLHAR SOBRE AS SUAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37893 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4046 "inscrito_id" => 10047 "titulo" => "O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PRÁTICA: UMA OLHAR SOBRE AS SUAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => """ RESUMO\r\n Este trabalho apresenta resultados referentes a um estudo investigativo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil numa escola pública no município de Acari/RN. O objetivo é analisar a prática docente das professoras e suas concepções acerca da educação infantil. Nesse sentido, discutimos a importância de uma prática docente que aposta na capacidade das crianças realizarem atividades diversificadas e significativas que contribua para o desenvolvimento da aprendizagem das mesmas. As análises são realizadas com base em estudos teórico-filosófico da disciplina Estudos Históricos-filosóficos da Educação que abordou importantes teóricos que fundamentam a prática pedagógica como fazer fundante e estruturante do processo de ensino e aprendizagem com crianças a partir das obras de Rousseau (2004); Pestalozzi (1996); Froebel (2007); Montessori (2007) entre outros que iniciam estudos teóricos-filosóficos sobre a educação da criança. Além disso, apoiamos as análises em uma pesquisa de campo que teve como procedimento metodológico a observação em duas salas de aulas da Educação Infantil que atendem crianças de 5 anos, e, entrevistas semiestruturadas com as duas professoras que lecionam nas referidas salas de aulas. Os resultados - análise dos dados apontam que as concepções de educação infantil aliadas à compreensão sobre criança declaradas pelas professoras pesquisadas, se associam à sua prática pedagógica, evidenciando-se, por conseguinte, várias limitações de ordem pedagógica, e a evidência de demandas de um maior aprofundamento das professoras acerca da Educação Infantil. Neste sentido, nas considerações finais, inferimos que a formação e atuação do professor de Educação Infantil, necessita de um trabalho intencional comprometido com a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança através de um ambiente interativo com atividades contextualizadas que suscitem o pensar, a imaginação, a criatividade e a curiosidade das crianças. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID10047_16102017162921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MICAELA DA COSTA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LARISSA MICAELA" "autor_email" => "larissamicaela2010@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37893 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4046 "inscrito_id" => 10047 "titulo" => "O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PRÁTICA: UMA OLHAR SOBRE AS SUAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => """ RESUMO\r\n Este trabalho apresenta resultados referentes a um estudo investigativo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil numa escola pública no município de Acari/RN. O objetivo é analisar a prática docente das professoras e suas concepções acerca da educação infantil. Nesse sentido, discutimos a importância de uma prática docente que aposta na capacidade das crianças realizarem atividades diversificadas e significativas que contribua para o desenvolvimento da aprendizagem das mesmas. As análises são realizadas com base em estudos teórico-filosófico da disciplina Estudos Históricos-filosóficos da Educação que abordou importantes teóricos que fundamentam a prática pedagógica como fazer fundante e estruturante do processo de ensino e aprendizagem com crianças a partir das obras de Rousseau (2004); Pestalozzi (1996); Froebel (2007); Montessori (2007) entre outros que iniciam estudos teóricos-filosóficos sobre a educação da criança. Além disso, apoiamos as análises em uma pesquisa de campo que teve como procedimento metodológico a observação em duas salas de aulas da Educação Infantil que atendem crianças de 5 anos, e, entrevistas semiestruturadas com as duas professoras que lecionam nas referidas salas de aulas. Os resultados - análise dos dados apontam que as concepções de educação infantil aliadas à compreensão sobre criança declaradas pelas professoras pesquisadas, se associam à sua prática pedagógica, evidenciando-se, por conseguinte, várias limitações de ordem pedagógica, e a evidência de demandas de um maior aprofundamento das professoras acerca da Educação Infantil. Neste sentido, nas considerações finais, inferimos que a formação e atuação do professor de Educação Infantil, necessita de um trabalho intencional comprometido com a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança através de um ambiente interativo com atividades contextualizadas que suscitem o pensar, a imaginação, a criatividade e a curiosidade das crianças. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID10047_16102017162921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MICAELA DA COSTA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LARISSA MICAELA" "autor_email" => "larissamicaela2010@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }