Fizemos um estudo comparativo sobre Gramática Reflexiva em dois livros do 9º ano do Ensino Fundamental escolhidos por duas escolas municipais da cidade de Goiana-PE: Singular & Plural da editora Moderna e Para Viver Juntos da editora SM. Selecionamos esses dois livros, pois trabalhamos em uma dessas escolas e ouvimos muitos docentes e discentes reclamarem sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Tanto professores e quanto alunos queixassem da dificuldade de ensinar e aprender uma língua que os dois conhecem muito bem. Outro fator que nos influenciou a optar por analisar o livro didático é porque até os dias atuais o mesmo é o principal material utilizado em sala de aula. As escolas situam-se uma no centro da cidade e a outra em um bairro de periferia distante do centro, mas a clientela dos dois é bastante rebelde, pois as escolas são próximas a pontos de droga, a lugares que ocorrem violência constantemente. Entendemos que os alunos merecem entender o porquê de estarem em uma sala de aula estudando uma língua que já falam porque são constituídos por ela. Esses dois livros didáticos trabalham a gramática reflexiva, contextualizada, cada um com sua singularidade. Os livros trabalham os gêneros textuais, utilizam os mesmos nas atividades e nas explicações. Em suas apresentações mostram suas preocupações com o ensino real da língua, trazendo atividades voltadas para o cotidiano dos discentes. Uma falta que sentimos foi a cobrança da produção textual pelo livro Singular & Plural que não houve. No mais entendemos que é de grande valor a forma como o docente conduzirá as explicações e uso desses livros.