Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMAS-TO

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, PERCEPÇÃO, ESTUDANTES Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35794
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1181
    "inscrito_id" => 7205
    "titulo" => "ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMAS-TO"
    "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise sobre a percepção ambiental dos alunos de uma escola pública na cidade de Palmas – TO, com temas ambientais já estudadas ao longo da sua vida escolar e que fazem parte do seu cotidiano. Para o levantamento de dados foi aplicado um questionário na escola com alunos do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio. Com base no levantamento de dados dos questionários, é possível estabelecer que a percepção ambiental dos entrevistados de forma geral está dentro do esperado: possuem noções a respeito do meio ambiente, recursos naturais, água, solo e ar e suas interações. Porém em se tratando de temas mais específicos e interdisciplinares, como por exemplo, questões relacionadas a caracterização de meio ambiente e destino da água, verifica-se alguns problemas de percepção. Isso pode ser explicado pela fragmentação de conteúdos de algumas disciplinas dentre as quais pode-se destacar a Geografia e a Biologia, que ainda é um entrave para uma percepção ampla de questões ambientais interdisciplinares e que fazem parte do cotidiano do aluno. Evidencia-se que é necessário um grande avanço do ensino das disciplinas escolares relacionadas as questões ambientais a fim de que haja maior interação entre as áreas do conhecimento. Este estudo a respeito da percepção ambiental, possibilitou maior elucidação a respeito da visão de estudantes á respeito da relação entre seres humanos e ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, PERCEPÇÃO, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID7205_09092017152132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE ALVES"
    "autor_email" => "filipedsalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35794
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1181
    "inscrito_id" => 7205
    "titulo" => "ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMAS-TO"
    "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise sobre a percepção ambiental dos alunos de uma escola pública na cidade de Palmas – TO, com temas ambientais já estudadas ao longo da sua vida escolar e que fazem parte do seu cotidiano. Para o levantamento de dados foi aplicado um questionário na escola com alunos do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio. Com base no levantamento de dados dos questionários, é possível estabelecer que a percepção ambiental dos entrevistados de forma geral está dentro do esperado: possuem noções a respeito do meio ambiente, recursos naturais, água, solo e ar e suas interações. Porém em se tratando de temas mais específicos e interdisciplinares, como por exemplo, questões relacionadas a caracterização de meio ambiente e destino da água, verifica-se alguns problemas de percepção. Isso pode ser explicado pela fragmentação de conteúdos de algumas disciplinas dentre as quais pode-se destacar a Geografia e a Biologia, que ainda é um entrave para uma percepção ampla de questões ambientais interdisciplinares e que fazem parte do cotidiano do aluno. Evidencia-se que é necessário um grande avanço do ensino das disciplinas escolares relacionadas as questões ambientais a fim de que haja maior interação entre as áreas do conhecimento. Este estudo a respeito da percepção ambiental, possibilitou maior elucidação a respeito da visão de estudantes á respeito da relação entre seres humanos e ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, PERCEPÇÃO, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID7205_09092017152132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE ALVES"
    "autor_email" => "filipedsalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise sobre a percepção ambiental dos alunos de uma escola pública na cidade de Palmas – TO, com temas ambientais já estudadas ao longo da sua vida escolar e que fazem parte do seu cotidiano. Para o levantamento de dados foi aplicado um questionário na escola com alunos do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio. Com base no levantamento de dados dos questionários, é possível estabelecer que a percepção ambiental dos entrevistados de forma geral está dentro do esperado: possuem noções a respeito do meio ambiente, recursos naturais, água, solo e ar e suas interações. Porém em se tratando de temas mais específicos e interdisciplinares, como por exemplo, questões relacionadas a caracterização de meio ambiente e destino da água, verifica-se alguns problemas de percepção. Isso pode ser explicado pela fragmentação de conteúdos de algumas disciplinas dentre as quais pode-se destacar a Geografia e a Biologia, que ainda é um entrave para uma percepção ampla de questões ambientais interdisciplinares e que fazem parte do cotidiano do aluno. Evidencia-se que é necessário um grande avanço do ensino das disciplinas escolares relacionadas as questões ambientais a fim de que haja maior interação entre as áreas do conhecimento. Este estudo a respeito da percepção ambiental, possibilitou maior elucidação a respeito da visão de estudantes á respeito da relação entre seres humanos e ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.