Analisando os mecanismos de ensino atual vigente nas aulas de matemática, pode-se observar em grande escala, a forte e única presença do ensino tradicional fundamentado na maioria das vezes apenas no livro didático e em aulas expositivas junto ao quadro negro, em que, apenas o professor fala e os alunos devem reproduzir o que lhes foi dito. Objetivando uma aula diferenciada e assim desempenhar nos alunos o entendimento do assunto e aumentar o interesse pela disciplina de matemática, este trabalho apresenta um relato parcial de uma investigação realizada com alunos do 4° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, através das noções inicias de equivalências entre as peças do jogo, manipularam o jogo Material Dourado para resolver questões sobre as quatro operações fundamentais da matemática. Com aplicação do jogo Material Dourado, esperamos que os alunos aperfeiçoem e aprendam de forma lúdica e flexível a somar, subtrair, multiplicar e dividir, além de revisar a ideia de número, valor posicional dos algarismos, classes e ordens de um número. Ensinar por meio de jogos é uma forma do professor mudar o modelo de ensino tradicional vigente em algumas escolas, que sozinhos não alcançam o esperado, e desenvolver aulas mais divertidas, descontraídas e dinâmicas. Tendo o potencial de competir em iguais condições com os diversos recursos acessados pelos alunos fora da escola. Ativar ou estimular a vontade do aluno em frequentar a sala de aula, proporcionando de forma flexível o entendimento do conteúdo matemático.