MATERIAL DOURADO: UM JOGO INTRODUTÓRIO SOBRE AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37417 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 695 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "MATERIAL DOURADO: UM JOGO INTRODUTÓRIO SOBRE AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS" "resumo" => "Analisando os mecanismos de ensino atual vigente nas aulas de matemática, pode-se observar em grande escala, a forte e única presença do ensino tradicional fundamentado na maioria das vezes apenas no livro didático e em aulas expositivas junto ao quadro negro, em que, apenas o professor fala e os alunos devem reproduzir o que lhes foi dito. Objetivando uma aula diferenciada e assim desempenhar nos alunos o entendimento do assunto e aumentar o interesse pela disciplina de matemática, este trabalho apresenta um relato parcial de uma investigação realizada com alunos do 4° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, através das noções inicias de equivalências entre as peças do jogo, manipularam o jogo Material Dourado para resolver questões sobre as quatro operações fundamentais da matemática. Com aplicação do jogo Material Dourado, esperamos que os alunos aperfeiçoem e aprendam de forma lúdica e flexível a somar, subtrair, multiplicar e dividir, além de revisar a ideia de número, valor posicional dos algarismos, classes e ordens de um número. Ensinar por meio de jogos é uma forma do professor mudar o modelo de ensino tradicional vigente em algumas escolas, que sozinhos não alcançam o esperado, e desenvolver aulas mais divertidas, descontraídas e dinâmicas. Tendo o potencial de competir em iguais condições com os diversos recursos acessados pelos alunos fora da escola. Ativar ou estimular a vontade do aluno em frequentar a sala de aula, proporcionando de forma flexível o entendimento do conteúdo matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO- APRENDIZAGEM, MATERIAL DOURADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID709_02092017092534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE SANTANA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ELISIANE SANTANA" "autor_email" => "liza123gata@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37417 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 695 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "MATERIAL DOURADO: UM JOGO INTRODUTÓRIO SOBRE AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS" "resumo" => "Analisando os mecanismos de ensino atual vigente nas aulas de matemática, pode-se observar em grande escala, a forte e única presença do ensino tradicional fundamentado na maioria das vezes apenas no livro didático e em aulas expositivas junto ao quadro negro, em que, apenas o professor fala e os alunos devem reproduzir o que lhes foi dito. Objetivando uma aula diferenciada e assim desempenhar nos alunos o entendimento do assunto e aumentar o interesse pela disciplina de matemática, este trabalho apresenta um relato parcial de uma investigação realizada com alunos do 4° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, através das noções inicias de equivalências entre as peças do jogo, manipularam o jogo Material Dourado para resolver questões sobre as quatro operações fundamentais da matemática. Com aplicação do jogo Material Dourado, esperamos que os alunos aperfeiçoem e aprendam de forma lúdica e flexível a somar, subtrair, multiplicar e dividir, além de revisar a ideia de número, valor posicional dos algarismos, classes e ordens de um número. Ensinar por meio de jogos é uma forma do professor mudar o modelo de ensino tradicional vigente em algumas escolas, que sozinhos não alcançam o esperado, e desenvolver aulas mais divertidas, descontraídas e dinâmicas. Tendo o potencial de competir em iguais condições com os diversos recursos acessados pelos alunos fora da escola. Ativar ou estimular a vontade do aluno em frequentar a sala de aula, proporcionando de forma flexível o entendimento do conteúdo matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO- APRENDIZAGEM, MATERIAL DOURADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID709_02092017092534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE SANTANA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ELISIANE SANTANA" "autor_email" => "liza123gata@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }