Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CINEMA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS

Palavra-chaves: CINEMA, FILME, MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37581
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3335
    "inscrito_id" => 5879
    "titulo" => "O CINEMA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS"
    "resumo" => "A utilização do cinema como ferramenta educativa, propicia enfocar os aspectos históricos, culturais, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. A inserção de novas estratégias, que venha auxiliar no desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais, com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades, ao constituir-se em um meio de contribuição para a mudança social, estimulando no aluno a curiosidade e o interesse por determinado assunto. Ao ser percebido como uma mídia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora. Este trabalho desvela uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que tem como foco a resolução de problemas matemáticos por meio da ficção cinematográfica, mostrando a importância da utilização de filmes nas aulas de Matemática, partindo do princípio de que o mundo do imaginário costuma fascinar as pessoas de todas as idades e como cada vez mais os professores, em particular de Matemática, acabam sendo desafiados a desenvolver os conteúdos programáticos de forma envolvente e prática, de modo a atrair o interesse dos alunos. Nesse sentido, o uso do cinema na resolução de problemas matemáticos é apresentado como uma forma de despertar o interesse e a curiosidade do aluno, desde que seja escolhido de forma adequada, fazendo a devida relação entre o filme e o conteúdo a ser trabalhado. Logo essa pesquisa apontou o cinema através de filmes, como uma ferramenta educativa no auxílio de resolução de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CINEMA, FILME, MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5879_11102017102301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDINEIA RODRIGUES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VALDINEIA"
    "autor_email" => "valdineia.rlima@bol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37581
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3335
    "inscrito_id" => 5879
    "titulo" => "O CINEMA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS"
    "resumo" => "A utilização do cinema como ferramenta educativa, propicia enfocar os aspectos históricos, culturais, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. A inserção de novas estratégias, que venha auxiliar no desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais, com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades, ao constituir-se em um meio de contribuição para a mudança social, estimulando no aluno a curiosidade e o interesse por determinado assunto. Ao ser percebido como uma mídia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora. Este trabalho desvela uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que tem como foco a resolução de problemas matemáticos por meio da ficção cinematográfica, mostrando a importância da utilização de filmes nas aulas de Matemática, partindo do princípio de que o mundo do imaginário costuma fascinar as pessoas de todas as idades e como cada vez mais os professores, em particular de Matemática, acabam sendo desafiados a desenvolver os conteúdos programáticos de forma envolvente e prática, de modo a atrair o interesse dos alunos. Nesse sentido, o uso do cinema na resolução de problemas matemáticos é apresentado como uma forma de despertar o interesse e a curiosidade do aluno, desde que seja escolhido de forma adequada, fazendo a devida relação entre o filme e o conteúdo a ser trabalhado. Logo essa pesquisa apontou o cinema através de filmes, como uma ferramenta educativa no auxílio de resolução de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CINEMA, FILME, MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5879_11102017102301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDINEIA RODRIGUES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VALDINEIA"
    "autor_email" => "valdineia.rlima@bol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização do cinema como ferramenta educativa, propicia enfocar os aspectos históricos, culturais, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. A inserção de novas estratégias, que venha auxiliar no desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais, com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades, ao constituir-se em um meio de contribuição para a mudança social, estimulando no aluno a curiosidade e o interesse por determinado assunto. Ao ser percebido como uma mídia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora. Este trabalho desvela uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que tem como foco a resolução de problemas matemáticos por meio da ficção cinematográfica, mostrando a importância da utilização de filmes nas aulas de Matemática, partindo do princípio de que o mundo do imaginário costuma fascinar as pessoas de todas as idades e como cada vez mais os professores, em particular de Matemática, acabam sendo desafiados a desenvolver os conteúdos programáticos de forma envolvente e prática, de modo a atrair o interesse dos alunos. Nesse sentido, o uso do cinema na resolução de problemas matemáticos é apresentado como uma forma de despertar o interesse e a curiosidade do aluno, desde que seja escolhido de forma adequada, fazendo a devida relação entre o filme e o conteúdo a ser trabalhado. Logo essa pesquisa apontou o cinema através de filmes, como uma ferramenta educativa no auxílio de resolução de problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.