LIMA, Valdineia Rodrigues et al.. O cinema na arte de resolver problemas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37581>. Acesso em: 22/11/2024 05:55
A utilização do cinema como ferramenta educativa, propicia enfocar os aspectos históricos, culturais, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. A inserção de novas estratégias, que venha auxiliar no desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais, com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades, ao constituir-se em um meio de contribuição para a mudança social, estimulando no aluno a curiosidade e o interesse por determinado assunto. Ao ser percebido como uma mídia educacional o cinema tem a possibilidade de inserir-se na sala de aula de forma promissora. Este trabalho desvela uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que tem como foco a resolução de problemas matemáticos por meio da ficção cinematográfica, mostrando a importância da utilização de filmes nas aulas de Matemática, partindo do princípio de que o mundo do imaginário costuma fascinar as pessoas de todas as idades e como cada vez mais os professores, em particular de Matemática, acabam sendo desafiados a desenvolver os conteúdos programáticos de forma envolvente e prática, de modo a atrair o interesse dos alunos. Nesse sentido, o uso do cinema na resolução de problemas matemáticos é apresentado como uma forma de despertar o interesse e a curiosidade do aluno, desde que seja escolhido de forma adequada, fazendo a devida relação entre o filme e o conteúdo a ser trabalhado. Logo essa pesquisa apontou o cinema através de filmes, como uma ferramenta educativa no auxílio de resolução de problemas.