A avaliação pedagógica compreende a um estado situacional dentro do processo de ensino, dando o direcionamento para possíveis intervenções do profissional no processo de estruturação de seu trabalho, trazendo desafios para o entendimento da sua estrutura no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação pedagógica tem uma importância fundamental para entendermos se o trabalho executado pelo professor em sala de aula está correspondendo às expectativas e objetivos traçados no seu plano de ensino, de maneira relevante e contextual. Este estudo tem por objetivo compreender os critérios e métodos de avaliação nas aulas de Educação Física na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A pesquisa se constituiu de uma população amostral de 08 (oito) professores de Educação Física, os quais lecionam em escolas públicas da rede estadual de ensino médio, as instituições foram escolhidas de forma aleatória. O Instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, com perguntas abertas e fechadas, organizado dentro do contexto da pesquisa. Foi possível identificar que os professores ainda se utilizam de métodos clássicos para avaliar seus alunos, mas que buscam renovar suas metodologias para se adaptarem a realidade de seus alunos, apontando que os professores de Educação Física entendem a importância da avaliação para a fundamentação e elaboração de seu trabalho. A discussão sobre a avaliação é ampla e merece uma atenção detalhada buscando formas de desenvolver um melhor trabalho. Faz-se necessário o aprofundamento de uma discussão sobre essa temática e que novos trabalhos abordem este tema tão amplo gerando novas metodologias para aplicação da avaliação na Educação Física escolar.