O Ensino de Ciências na educação formal e informal tem sido questionado e refletido junto às práticas docentes escolares, dentre essas reflexões está à efetivação da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino. Tendo em vista que o interesse dos profissionais e instituições de ensino em buscar novos conhecimentos e práticas que abordam ensino de Ciências é primordial para uma aprendizagem significativa, o objetivo desse estudo é [re]conhecer as práticas escolares realizadas pelos professores que contribuem para inclusão da Educação Ambiental no ensino de Ciências, tendo como base uma análise integrativa sistemática. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores “Ensino de biologia e Educação Ambiental”, “Ciências biológicas e Educação ambiental; “Ensino de Ciências e Educação Ambiental” nos idiomas português e inglês no período de 2000 a 2017, na área temática de Educação e Pesquisa Educacional. Foram recuperados quarenta e oito (48) trabalhos após a pesquisa com o cruzamento dos descritores no banco de dados, após leitura dos títulos, dos resumos, e leitura na integra e para avaliação dos métodos e resultados foram selecionados quatro (04) trabalhos que se encaixaram nos critérios e objetivos da presente pesquisa. A revisão sistemática realizada permitiu observar que há um número reduzido de trabalhos na plataforma Scielo que exemplifiquem as práticas utilizadas em sala de aula, sobre a Educação Ambiental no Ensino de Ciências, diante da combinação descritores utilizados. No entanto os trabalhos selecionados trazem um apanhado de concepções e práticas metodológicas acerca do Ensino de Ciências e do meio ambiente, que demonstram a preocupação dos professores de Ciências com as questões ambientais. Pode-se perceber que as práticas pedagógicas de Educação Ambiental no ensino de Ciências buscam construir uma aprendizagem transformadora, contribuindo para a formação da autonomia individual e coletiva dos envolvidos no processo, capaz de mudar a condição atual em que a sociedade se encontra através da construção do pensamento crítico reflexivo dos educandos.