O artigo tem por objetivo buscar compreender o processo urbano da cidade de Campina Grande - PB e a construção do bairro das Malvinas nela inserido, refletindo sobre a importância da história do cotidiano e da história local para o processo educativo no ensino de História, como meio de entendimento da construção da identidade e da memória sócia. A ocupação do Conjunto Álvaro Gaudêncio de Queiroz, posteriormente conhecido como Malvinas, no ano de 1983, tem, ainda, um forte destaque na cidade e relação sentimental com os moradores. O trabalho enfatiza sobre o processo histórico das habitações sociais na cidade e a luta de pessoas para conquistarem a sua casa própria. Para isso, dialogaremos com autores que possuem uma maior compreensão sobre cidade, memória, identidade e as relações sociais e cotidianas, enfatizando Michel de Certeau como principal teórico abordado. Além de tentar refletir como este este movimento social pode contribuir para a prática docente e aprendizado do discente, problematizando com metodologias que contribuam um ensino-aprendizagem de História relacionada com a realidade social e o pertencimento com o lugar. Visto que é a partir do seu local que o (a) aluno (a) começa a construir a sua identidade; compreendendo que, devemos valorizar a memória dos sujeitos históricos que constroem as suas histórias diariamente