FELIX, Amanda De Morais. O pibid na implementação da lei 10.639. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37871>. Acesso em: 23/12/2024 04:44
Este trabalho tem como objetivo desconstruir a ideia que muitos alunos têm quando pensa na África, vista apenas como fonte de pobreza, miséria e escravidão. Esse fato se dá devido a vários fatores, dentre eles o próprio material didático que apresenta imagens negativas desse continente, apresentando-o de forma distorcida. Ou seja, são vários os motivos que podem reforçar a ideia da luta que a Lei 10.639, que foi sancionada em 2003, a qual obriga o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileiras no ensino básico, enfrentou a ser implantada. Levando aos professores o desafio de construir nos alunos o conhecimento sobre a África menos estigmatizado, de forma a levá-los a desconstruir a ideia de escravidão, pobreza e miséria e passando a vê-la como berço cultural e visão crítica. Estudar na educação básica a história e cultura da África e dos afrodescendentes tornou-se uma realidade, embora a educação ainda enfrente o desafio de desmistificar as ideias negativas acerca desse continente. Com isso, foi desenvolvida a oficina: “África de berço cultural”, em uma escola estadual de Nazaré da Mata - PE, com os alunos do 8º ano. Buscando, assim, uma forma de desconstruir as ideias negativas acerca desse continente e, também, levá-los a conhecer a cultura negra brasileira e a contribuição do negro na formação da sociedade nacional. Este trabalho buscar relatar aspectos do processo vivenciado no PIBID na escola, através da experiência da aplicação dessa oficina. O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é financiado pela CAPES (Coordenação de Pessoa de Nível Superior), e tem como um de seus objetivos a inserção dos alunos de licenciatura no cotidiano das escolas, possibilitando-nos a realização de trabalhos como este.