Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ALTERNATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO

Palavra-chaves: OFICINAS PEDAGÓGICAS, METODOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38034
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3614
    "inscrito_id" => 3996
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ALTERNATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO"
    "resumo" => "O artigo que se apresenta traz experiências com oficinas pedagógicas para o ensino de Biologia como metodologia didática, recorrendo a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos, com o objetivo de expor uma possível maneira para se trabalhar determinados conteúdos com os estudantes em sala de aula, conteúdos estes que podem ser de difícil compreensão para alguns, porém, quando tratados de forma lúdica-criativa por meio das oficinas pedagógicas oportuniza tornar-se mais simples a todos, mostrando assim, a importância desta metodologia. Mediante uma abordagem qualitativa, futuras professoras de Ciências e Biologia da cidade de João Pessoa – PB retratam a experiência da utilização de oficinas pedagógicas em três turmas de ensino médio da cidade, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Osvaldo Pessoa. Oficinas estas aplicadas uma em cada ano de ensino (1ª série, 2ª série 3ª série) abordando conteúdos próprios de cada série. Utilizando de observação sistemática para a coleta dos dados enquanto participavam de todo o processo coordenando o andamento das oficinas e, através de pesquisa bibliográfica, foram escolhidos os seguintes temas para a elaboração dos jogos, proteínas para a primeira série, DST para a segunda série e genética para a terceira série, dois destes conhecidos como sendo de difícil aprendizado. Na turma de 1ª série, o resultado foi positivo, considerando que os alunos demonstraram interesse pela realização da oficina e se sentiram instigados pela metodologia e forma de aprendizagem, um jogo didático. Na turma de 2ª série o resultado foi similarmente positivo, pois os alunos também demonstraram interesse e suas criações de modelos tridimensionais foram impressionantes. Houve grande empenho na turma de 3ª série apesar da dificuldade em entender o tema abordado, a oficina na turma resultou positivamente, assim como nas anteriormente citadas. Após a preparação dos jogos didáticos e uso dos mesmos pelos estudantes é possível, finalmente, ser feita uma avaliação do rendimento positivo e/ou negativo de se ensinar por meio de oficinas pedagógicas e jogos didático, o que esse instrumento didático leva para os estudantes que entram em contato com essa maneira de ensino, o aprendizado que eles conseguem adquirir, se tratando tanto de conteúdo quanto de convivência grupal e a facilidade ou dificuldade de se aprender desta maneira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS, METODOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3996_14102017205018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA DO NASCIMENTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA SANTOS"
    "autor_email" => "pamsantos.ps@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38034
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3614
    "inscrito_id" => 3996
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ALTERNATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO"
    "resumo" => "O artigo que se apresenta traz experiências com oficinas pedagógicas para o ensino de Biologia como metodologia didática, recorrendo a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos, com o objetivo de expor uma possível maneira para se trabalhar determinados conteúdos com os estudantes em sala de aula, conteúdos estes que podem ser de difícil compreensão para alguns, porém, quando tratados de forma lúdica-criativa por meio das oficinas pedagógicas oportuniza tornar-se mais simples a todos, mostrando assim, a importância desta metodologia. Mediante uma abordagem qualitativa, futuras professoras de Ciências e Biologia da cidade de João Pessoa – PB retratam a experiência da utilização de oficinas pedagógicas em três turmas de ensino médio da cidade, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Osvaldo Pessoa. Oficinas estas aplicadas uma em cada ano de ensino (1ª série, 2ª série 3ª série) abordando conteúdos próprios de cada série. Utilizando de observação sistemática para a coleta dos dados enquanto participavam de todo o processo coordenando o andamento das oficinas e, através de pesquisa bibliográfica, foram escolhidos os seguintes temas para a elaboração dos jogos, proteínas para a primeira série, DST para a segunda série e genética para a terceira série, dois destes conhecidos como sendo de difícil aprendizado. Na turma de 1ª série, o resultado foi positivo, considerando que os alunos demonstraram interesse pela realização da oficina e se sentiram instigados pela metodologia e forma de aprendizagem, um jogo didático. Na turma de 2ª série o resultado foi similarmente positivo, pois os alunos também demonstraram interesse e suas criações de modelos tridimensionais foram impressionantes. Houve grande empenho na turma de 3ª série apesar da dificuldade em entender o tema abordado, a oficina na turma resultou positivamente, assim como nas anteriormente citadas. Após a preparação dos jogos didáticos e uso dos mesmos pelos estudantes é possível, finalmente, ser feita uma avaliação do rendimento positivo e/ou negativo de se ensinar por meio de oficinas pedagógicas e jogos didático, o que esse instrumento didático leva para os estudantes que entram em contato com essa maneira de ensino, o aprendizado que eles conseguem adquirir, se tratando tanto de conteúdo quanto de convivência grupal e a facilidade ou dificuldade de se aprender desta maneira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS, METODOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3996_14102017205018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA DO NASCIMENTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA SANTOS"
    "autor_email" => "pamsantos.ps@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo que se apresenta traz experiências com oficinas pedagógicas para o ensino de Biologia como metodologia didática, recorrendo a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos, com o objetivo de expor uma possível maneira para se trabalhar determinados conteúdos com os estudantes em sala de aula, conteúdos estes que podem ser de difícil compreensão para alguns, porém, quando tratados de forma lúdica-criativa por meio das oficinas pedagógicas oportuniza tornar-se mais simples a todos, mostrando assim, a importância desta metodologia. Mediante uma abordagem qualitativa, futuras professoras de Ciências e Biologia da cidade de João Pessoa – PB retratam a experiência da utilização de oficinas pedagógicas em três turmas de ensino médio da cidade, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Osvaldo Pessoa. Oficinas estas aplicadas uma em cada ano de ensino (1ª série, 2ª série 3ª série) abordando conteúdos próprios de cada série. Utilizando de observação sistemática para a coleta dos dados enquanto participavam de todo o processo coordenando o andamento das oficinas e, através de pesquisa bibliográfica, foram escolhidos os seguintes temas para a elaboração dos jogos, proteínas para a primeira série, DST para a segunda série e genética para a terceira série, dois destes conhecidos como sendo de difícil aprendizado. Na turma de 1ª série, o resultado foi positivo, considerando que os alunos demonstraram interesse pela realização da oficina e se sentiram instigados pela metodologia e forma de aprendizagem, um jogo didático. Na turma de 2ª série o resultado foi similarmente positivo, pois os alunos também demonstraram interesse e suas criações de modelos tridimensionais foram impressionantes. Houve grande empenho na turma de 3ª série apesar da dificuldade em entender o tema abordado, a oficina na turma resultou positivamente, assim como nas anteriormente citadas. Após a preparação dos jogos didáticos e uso dos mesmos pelos estudantes é possível, finalmente, ser feita uma avaliação do rendimento positivo e/ou negativo de se ensinar por meio de oficinas pedagógicas e jogos didático, o que esse instrumento didático leva para os estudantes que entram em contato com essa maneira de ensino, o aprendizado que eles conseguem adquirir, se tratando tanto de conteúdo quanto de convivência grupal e a facilidade ou dificuldade de se aprender desta maneira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.