O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a inclusão escolar de crianças e jovens portadores de algum tipo de deficiência. A educação inclusiva é um direito assegurado pela legislação brasileira, mas não se efetiva somente com a matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino. É preciso abolir preconceitos, respeitar e aprender a conviver com as diferenças. Cabe à escola se adaptar ao educando com o intuito de promover o desenvolvimento de suas habilidades e a construção do seu conhecimento, assim como precisa saber os limites impostos pela sua deficiência. A pesquisa realizada é caracterizada como uma pesquisa de campo quantitativa-descritiva, buscou analisar a participação de crianças especiais nas escolas públicas da cidade de Guanambi situada no estado da Bahia. Constatou-se que durante o período letivo elas apresentam melhor desenvolvimento e que há uma convivência harmoniosa durante a maioria das aulas. Analisou-se também a importância do Centro de Referência de Educação Inclusiva Operacional, que oferece atendimento clínico, psicopedagógico e assistência social para as crianças com dificuldades de aprendizagem matriculadas na rede pública de ensino. Esta instituição exerce um papel importante, pois interage com o aluno, com os familiares e com a equipe pedagógica. É notório que a inclusão ainda enfrenta muitos desafios, como a falta de disponibilização de recursos. Também se observa o quanto esta é responsável por ampliar o aprendizado, não apenas do portador de deficiência como também de toda a comunidade que interage para que não haja segregação. Percebe-se a necessidade de evidenciar a importância do respeito às diversidades para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária de forma a viabilizar a inclusão em todos os segmentos sociais.