Ao considerar as diferenças culturais de cada país, e até mesmo as regionais no Brasil, percebemos que no campo da Terapia Ocupacional, a espiritualidade sempre esteve presente. A definição de espiritualidade para muitos profissionais ainda não é caracterizada por uma definição pautada, pela dificuldade de definir esse tema. Dentro das Universidades Federais, temáticas inovadoras tem surgido, porém, além de ser um ambiente de inovação, a universidade é o ambiente de expansão e formação do conhecimento, e esse conhecimento nos conduz sempre a patamares elevados em níveis de especialização. Espera-se que o corpo docente das universidades, seja capaz também de identificar a dimensão espiritual que conduz suas práticas pessoais e de igual modo considerar sua própria compreensão da espiritualidade e de como a mesma afeta as suas ocupações e experiências, para enfim gerar um método de ensino diferenciado. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar a influência da espiritualidade no processo de ensino dos professores do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, e o estudo se caracteriza como exploratório e descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores efetivos e substitutos das disciplinas básicas da Terapia Ocupacional, exclusivos do Departamento de Terapia Ocupacional. Observamos nesse estudo os significados, motivos, crenças, valores e atitudes e o modo de investigação foi através de observações e um questionário aplicado mediante um grupo focal. As informações obtidas por meio do grupo focal são de caráter subjetivo. O procedimento adotado para tratamento e análise dos dados foi a análise de conteúdo segundo Bardin. Com base na temática abordada ao longo deste trabalho, concluímos que o docente apresenta uma espiritualidade e a mesma tem influência na construção do saber docente, no respeito ao discente, na sensibilidade ao outro, suas relações pessoais entre os membros do Departamento e em relação com o alunado, porém, não é temática abordada junto as atividades dos componentes curriculares. Compreendemos que a espiritualidade ao ser revelava no ambiente de trabalho, poderá proporcionar processos reflexivos diante da prática do profissional e permite construções positivas para o acadêmico.