O ensino de balanceamento químico é baseado em aulas expositivas que dificilmente é capaz de alcançar um resultado satisfatório para todos alunos de uma turma de ensino médio. Para equacionalizar o aprendizado desse conceito a literatura mostra que a junção de estratégias baseadas em materialização associado ao desenvolvimento do pensamento lógico é bastante eficiente. Este método visa melhorar o ensino de balanceamento em reações químicas com o uso de materiais simples, para o melhor entendimento e visualização dos alunos dos efeitos algébricos do campo microscópico da estequiometria. O método foi realizado em turma de 1º ano do ensino médio técnico do IFMA Campus Caxias. A aplicação do método de ensino com o uso da balança artesanal mostrou uma ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem do balanceamento das equações químicas, tendo em vista que este assunto normalmente apresenta um desempenho não muito equacionalizado em turmas de ensino médio, para comparar os resultados durante todo o processo, foi aplicada três questões de balanceamento sem o uso da balança e logo após com o uso da mesma no intervalo de 30 minutos para a resolução de 10 questões.Verificou-se que maior parte dos alunos obtiveram êxito nas questões realizadas individualmente com uma boa quantidade de alunos que acertou mais de 7 questões da atividade realizada no tempo de 30 minutos em classe, o que mostra efetividade no método aplicado. Portanto, observou-se que o rendimento dos alunos na turma de ensino médio-técnico foi satisfatório, em virtude do uso da balança artesanal que contribui para o ensino, e materializou os cálculos realizados nos livros didáticos, de forma a poder proporcionar aos discentes.