O ensino tradicional ainda é bastante utilizado pelos professores, sendo este caracterizado como uma metodologia em que o aluno é o agente passivo, tendo que memorizar o conteúdo repassado em sala de aula e o educador ativo, transmissor de conhecimentos que aborda os conceitos, fórmulas e símbolos de maneira mecanizada e repetitiva. A partir do momento que perceberam que o problema encontrava-se, na maioria das vezes, em si mesmo, devido a falta de participação e interesse dos estudantes durante as aulas, os docentes passaram a buscar novos métodos que pudessem promover o processo de ensino-aprendizagem, sendo um deles, o jogo lúdico. Essa ferramenta é muito importante e busca favorecer a construção de conhecimentos, fazendo com que os educandos aprendam de forma divertida e motivadora. Além disto, visa tornar as aulas diferenciadas e o conteúdo mais simplificado, uma vez que os mesmos não conseguem associar os saberes adquiridos no âmbito escolar com os fenômenos que ocorrem no seu cotidiano. Desta forma, tentando fugir do tradicionalismo, contribuir com a educação, formar cidadãos críticos conscientes capazes de atuar ativamente em uma sociedade e resolver problemas presente no meio em que convivem, os bolsistas do PIBID do IFPB - Campus Sousa do curso de Licenciatura em Química, desenvolveram e aplicaram nas aulas de química dois jogos lúdicos em turmas da 1ª série do ensino médio da Escola Normal Estadual José de Paiva Gadelha, localizada na cidade de Sousa no interior da Paraíba, sobre o conteúdo Tabela Periódica e Distribuição Eletrônica dos Níveis e Subníveis de Energia. Os jogos foram confeccionados pelos bolsistas através da reutilização de tampas de garrafa PET, coletadas pelos mesmos no pátio da referida escola, descartadas de forma inadequada pelos discentes no ambiente escolar.