A educação ambiental é um processo educativo capaz de desenvolver consciência crítica sobre as questões ambientais, facilitando a compreensão das relações que os seres humanos estabelecem entre si e com a natureza. Assim, produzem habilidades, atitude e valores sociais para participar, individual e coletivamente, na busca de soluções dos problemas ambientais atuais e prevenção de problemas futuros. Na perspectiva de prática de ensino mais significativo, requer um novo olhar diferenciado para as ações pedagógicas do professor, ações que prime pelo rompimento com as práticas homogeneizadoras e que favoreça a criação de novas práticas escolares. Este trabalho propõe dialogar sobre aula de campo realizado em três municípios de Mato Grosso (Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento e Poconé) objetivando compartilhar os diálogos e reflexões acerca das teorias abordadas na disciplina Educação Ambiental do Mestrado em Ensino, do Programa de Pós Graduação da Universidade de Cuiabá (UNIC)/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Como proposta de estudo, o tema Educação Ambiental foi discutido sob a ótica das “diversas janelas”, neste contexto, tratam-se da comunicação interdisciplinar estabelecida entre Ciências da Natureza, Matemática, Pedagogia, Biologia, Artes, Jornalismo e Filosofia, áreas de atuação dos componentes do grupo. O aquário (Fishbowl) aparece como estratégia metodológica potencializando o interesse e a participação individual e coletiva nas aulas de educação ambiental, através do diálogo entre diversas áreas do conhecimento. Por fim, dialogar sobre Educação Ambiental no mestrado em ensino permitiu o desenvolvimento da visão sistematizada sobre as questões ambientais, assestando os olhares para refletir sobre a função social da escola na construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que permite aos sujeitos compreender a realidade e atuar nela com responsabilidade para minimizar os conflitos ambientais existentes.