As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. Toda literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança. Dessa forma, a contação de histórias proporciona à criança possibilidades de desenvolvimento, interação, imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças têm de ter contatos com livros. O projeto aplicado teve como objetivo principal identificar a contribuição da Literatura Infantil do pré-leitor e as diversas possibilidades que o livro infantil pode oferecer no desenvolvimento de sua imaginação e oralidade. A importância desse projeto se efetiva, sobretudo, ao considerarmos que a contação de história leva a criança a desenvolver sentimentos diversos, no entanto deve fazer parte da rotina diária e escolar de cada uma. Como referencial teórico, recorremos aos seguintes autores: Abramovich (1989); Aguiar (1993); Coelho (1997) e Cunha (1974). O projeto foi aplicado em uma escola da rede municipal de Jacaraú, Paraíba, com alunos do pré-escolar. Neste projeto, trabalhamos práticas de leitura de maneira lúdica para proporcionar curiosidade e interesse das crianças através da contação de história da fábula dos Três Porquinhos em peça teatral, apresentada pelos professores. A apresentação teatral começa de maneira simples e parte de um problema ligado à realidade, como a preguiça. Após a aplicação e resultados do projeto, podemos afirmar que trabalhar com o conto de maneira lúdica faz com que a história fique bem mais atrativa, conseguindo assim, aguçar a imaginação da criança pré-leitora, além de possibilitar à criança um contato com o mundo da literatura.