Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JACARAÚ, PARAÍBA.

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRÉ-LEITOR. Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37370
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4100
    "inscrito_id" => 1777
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JACARAÚ, PARAÍBA."
    "resumo" => "As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. Toda literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança. Dessa forma, a contação de histórias proporciona à criança possibilidades de desenvolvimento, interação, imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças têm de ter contatos com livros. O projeto aplicado teve como objetivo principal identificar a contribuição da Literatura Infantil do pré-leitor e as diversas possibilidades que o livro infantil pode oferecer no desenvolvimento de sua imaginação e oralidade. A importância desse projeto se efetiva, sobretudo, ao considerarmos que a contação de história leva a criança a desenvolver sentimentos diversos, no entanto deve fazer parte da rotina diária e escolar de cada uma. Como referencial teórico, recorremos aos seguintes autores: Abramovich (1989); Aguiar (1993); Coelho (1997) e Cunha (1974). O projeto foi aplicado em uma escola da rede municipal de Jacaraú, Paraíba, com alunos do pré-escolar. Neste projeto, trabalhamos práticas de leitura de maneira lúdica para proporcionar curiosidade e interesse das crianças através da contação de história da fábula dos Três Porquinhos em peça teatral, apresentada pelos professores. A apresentação teatral começa de maneira simples e parte de um problema ligado à realidade, como a preguiça. Após a aplicação e resultados do projeto, podemos afirmar que trabalhar com o conto de maneira lúdica faz com que a história fique bem mais atrativa, conseguindo assim, aguçar a imaginação da criança pré-leitora, além de possibilitar à criança um contato com o mundo da literatura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRÉ-LEITOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID1777_16102017173315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DIAS SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA DIAS"
    "autor_email" => "fdsoliveira.81@hotmail.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37370
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4100
    "inscrito_id" => 1777
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JACARAÚ, PARAÍBA."
    "resumo" => "As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. Toda literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança. Dessa forma, a contação de histórias proporciona à criança possibilidades de desenvolvimento, interação, imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças têm de ter contatos com livros. O projeto aplicado teve como objetivo principal identificar a contribuição da Literatura Infantil do pré-leitor e as diversas possibilidades que o livro infantil pode oferecer no desenvolvimento de sua imaginação e oralidade. A importância desse projeto se efetiva, sobretudo, ao considerarmos que a contação de história leva a criança a desenvolver sentimentos diversos, no entanto deve fazer parte da rotina diária e escolar de cada uma. Como referencial teórico, recorremos aos seguintes autores: Abramovich (1989); Aguiar (1993); Coelho (1997) e Cunha (1974). O projeto foi aplicado em uma escola da rede municipal de Jacaraú, Paraíba, com alunos do pré-escolar. Neste projeto, trabalhamos práticas de leitura de maneira lúdica para proporcionar curiosidade e interesse das crianças através da contação de história da fábula dos Três Porquinhos em peça teatral, apresentada pelos professores. A apresentação teatral começa de maneira simples e parte de um problema ligado à realidade, como a preguiça. Após a aplicação e resultados do projeto, podemos afirmar que trabalhar com o conto de maneira lúdica faz com que a história fique bem mais atrativa, conseguindo assim, aguçar a imaginação da criança pré-leitora, além de possibilitar à criança um contato com o mundo da literatura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRÉ-LEITOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID1777_16102017173315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DIAS SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA DIAS"
    "autor_email" => "fdsoliveira.81@hotmail.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. Toda literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança. Dessa forma, a contação de histórias proporciona à criança possibilidades de desenvolvimento, interação, imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças têm de ter contatos com livros. O projeto aplicado teve como objetivo principal identificar a contribuição da Literatura Infantil do pré-leitor e as diversas possibilidades que o livro infantil pode oferecer no desenvolvimento de sua imaginação e oralidade. A importância desse projeto se efetiva, sobretudo, ao considerarmos que a contação de história leva a criança a desenvolver sentimentos diversos, no entanto deve fazer parte da rotina diária e escolar de cada uma. Como referencial teórico, recorremos aos seguintes autores: Abramovich (1989); Aguiar (1993); Coelho (1997) e Cunha (1974). O projeto foi aplicado em uma escola da rede municipal de Jacaraú, Paraíba, com alunos do pré-escolar. Neste projeto, trabalhamos práticas de leitura de maneira lúdica para proporcionar curiosidade e interesse das crianças através da contação de história da fábula dos Três Porquinhos em peça teatral, apresentada pelos professores. A apresentação teatral começa de maneira simples e parte de um problema ligado à realidade, como a preguiça. Após a aplicação e resultados do projeto, podemos afirmar que trabalhar com o conto de maneira lúdica faz com que a história fique bem mais atrativa, conseguindo assim, aguçar a imaginação da criança pré-leitora, além de possibilitar à criança um contato com o mundo da literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.