Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CIDADÃ,VIVÊNCIAS NUM ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR: HISTÓRIA, ARTE E CULTURA

Palavra-chaves: VIVÊNCIAS, ESTÁGIO, INTERDISCIPLINAR Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36982
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2161
    "inscrito_id" => 7545
    "titulo" => "FORMAÇÃO CIDADÃ,VIVÊNCIAS NUM ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR: HISTÓRIA, ARTE E CULTURA"
    "resumo" => """
      Esta pesquisa que tem como objetivo proporcionar aos educandos do 3º ano vivencias e saberes históricos, culturais e artísticos a partir de um projeto interdisciplinar do estágio supervisionado do curso de Pedagogia desta Instituição de Ensino Superior- UVA. A partir da problemática da falta de valorização que a escola tem dado ao estudo da arte e da cultura no contexto escolar, que este estudo e vivencia, faz-se relevante, no sentido de propor experiências nestas áreas que valorizem a pessoa como ser histórico, social e produtor de arte e de cultura. O que justifica este estudo é trazer para o cotidiano da sala de aula, práticas de um currículo vivo, com base nas observações de campo na necessidade de propor o estudo da Arte e da cultura local das pessoas da cidade de IPU, onde se efetivou o estágio e ocorreu a vivencia do projeto.  \r\n
      Quando se passa a conhecer o passado e a própria história, compreendem-se as mudanças, o presente e a importância de protegê-la, compartilhá-la e valoriza-la, situando-se na sociedade enquanto cidadão e passando essas memórias por gerações futuras. Esse conhecimento reforça o incentivo ao desenvolvimento da região fazendo com que o cidadão assuma um papel inovador e ciente das suas tradições em um contexto que fundamenta seus objetivos. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo que segundo Chizzotti (1995 p.79) “Na pesquisa qualitativa, todas as pessoas que participam da pesquisa são reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimentos e produzem práticas adequadas para intervir nos problemas que identificam”.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "VIVÊNCIAS, ESTÁGIO, INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID7545_11092017175502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LAIRES ALBANO CAMELO"
    "autor_nome_curto" => "ANA LAIRES"
    "autor_email" => "analaires19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36982
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2161
    "inscrito_id" => 7545
    "titulo" => "FORMAÇÃO CIDADÃ,VIVÊNCIAS NUM ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR: HISTÓRIA, ARTE E CULTURA"
    "resumo" => """
      Esta pesquisa que tem como objetivo proporcionar aos educandos do 3º ano vivencias e saberes históricos, culturais e artísticos a partir de um projeto interdisciplinar do estágio supervisionado do curso de Pedagogia desta Instituição de Ensino Superior- UVA. A partir da problemática da falta de valorização que a escola tem dado ao estudo da arte e da cultura no contexto escolar, que este estudo e vivencia, faz-se relevante, no sentido de propor experiências nestas áreas que valorizem a pessoa como ser histórico, social e produtor de arte e de cultura. O que justifica este estudo é trazer para o cotidiano da sala de aula, práticas de um currículo vivo, com base nas observações de campo na necessidade de propor o estudo da Arte e da cultura local das pessoas da cidade de IPU, onde se efetivou o estágio e ocorreu a vivencia do projeto.  \r\n
      Quando se passa a conhecer o passado e a própria história, compreendem-se as mudanças, o presente e a importância de protegê-la, compartilhá-la e valoriza-la, situando-se na sociedade enquanto cidadão e passando essas memórias por gerações futuras. Esse conhecimento reforça o incentivo ao desenvolvimento da região fazendo com que o cidadão assuma um papel inovador e ciente das suas tradições em um contexto que fundamenta seus objetivos. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo que segundo Chizzotti (1995 p.79) “Na pesquisa qualitativa, todas as pessoas que participam da pesquisa são reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimentos e produzem práticas adequadas para intervir nos problemas que identificam”.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "VIVÊNCIAS, ESTÁGIO, INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID7545_11092017175502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LAIRES ALBANO CAMELO"
    "autor_nome_curto" => "ANA LAIRES"
    "autor_email" => "analaires19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa que tem como objetivo proporcionar aos educandos do 3º ano vivencias e saberes históricos, culturais e artísticos a partir de um projeto interdisciplinar do estágio supervisionado do curso de Pedagogia desta Instituição de Ensino Superior- UVA. A partir da problemática da falta de valorização que a escola tem dado ao estudo da arte e da cultura no contexto escolar, que este estudo e vivencia, faz-se relevante, no sentido de propor experiências nestas áreas que valorizem a pessoa como ser histórico, social e produtor de arte e de cultura. O que justifica este estudo é trazer para o cotidiano da sala de aula, práticas de um currículo vivo, com base nas observações de campo na necessidade de propor o estudo da Arte e da cultura local das pessoas da cidade de IPU, onde se efetivou o estágio e ocorreu a vivencia do projeto. Quando se passa a conhecer o passado e a própria história, compreendem-se as mudanças, o presente e a importância de protegê-la, compartilhá-la e valoriza-la, situando-se na sociedade enquanto cidadão e passando essas memórias por gerações futuras. Esse conhecimento reforça o incentivo ao desenvolvimento da região fazendo com que o cidadão assuma um papel inovador e ciente das suas tradições em um contexto que fundamenta seus objetivos. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo que segundo Chizzotti (1995 p.79) “Na pesquisa qualitativa, todas as pessoas que participam da pesquisa são reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimentos e produzem práticas adequadas para intervir nos problemas que identificam”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.