Considerando a perspectiva de pôr em relevo as práticas educativas que ocorrem na relação entre Museu e Universidade, este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento com enfoque na necessidade de parcerias potencializadoras na direção de formar profissionais que compreendam o museu enquanto espaço educativo com suas particularidades. Tem a intenção de investigar as práticas de leitura e apropriação do discurso expositivo de licenciandos de universidades da região metropolitana do Rio de Janeiro em contexto de visita às exposições de Museus de Ciências. Discute a relação daquelas instituições no cenário da formação inicial de professores e, ainda, debate sobre a constituição do discurso expositivo e sua apropriação a partir das visitas em museus. O estudo privilegia o olhar sobre as exposições em museus de ciências, considerando-as enquanto elemento principal de comunicação do museu com seus públicos. Para tal, compreende que o visitante elabora leituras desta exposição. Neste sentido, o visitante lê e reconhece textos, imagens e objetos que estão organizados em diferentes suportes da exposição e interage com eles buscando reconhecer as marcas de intencionalidade e conteúdos apresentados. Essas marcas têm como função facilitar a leitura e, por outro lado, originam construções de sentidos particulares do visitante que estabelece pontes com conhecimentos e experiências prévias. A pesquisa ocorreu num primeiro momento com observações sistemáticas de visitas de turmas de diferentes cursos e instituições de ensino superior (públicas e privadas) na região metropolitana do Rio de Janeiro. Num segundo momento, dentre essas instituições, firmamos uma parceria com uma universidade pública, a partir de um trabalho já realizado por um grupo de professoras que habitualmente fazem uso dos museus enquanto espaço-tempo de formação. Descrevemos a produção de dados realizada pela equipe da pesquisa ao longo do primeiro ano; e, por último, detalhamos as próximas etapas e resultados esperados. O estudo pretende contribuir para o fortalecimento de políticas públicas no campo da formação inicial de professores e sua relação com os espaços de cultura, como os museus de ciências.