A alfabetização científica é um processo inerente a todas as pessoas, até mesmo para que possam exercer plenamente sua cidadania. Nos últimos anos, a educação científica tem sido estudada por diversos pesquisadores. Logo, esse trabalho tem como objetivo principal despertar o gosto do aluno para as disciplinas de Química e Biologia, através de uma abordagem experimental à luz da alfabetização científica, e como objetivos específicos proporcionar uma melhora no desempenho desses alunos visto um maior apreço adquirido pelas disciplinas em questão e despertá-los para a aplicabilidade dos conteúdos das disciplinas em seus cotidianos. Foi elaborado um curso de alfabetização científica para ser ministrado no contraturno dos alunos da Escola de Ensino Médio Fenelon Rodrigues Pinheiro – CE, sendo selecionados alunos que tinham interesse em participar para formarem duas turmas de 25 integrantes, cada. Alunos selecionados com horário regular pela manhã fazem o curso à tarde, e alunos da tarde fazem o curso pela manhã, que tem carga horária de 2 horas/aulas semanais. O curso foi elaborado em parceria com os dois professores regentes do Laboratório Educacional de Ciências (LEC) da escola. O questionário aplicado foi respondido por 80% dos alunos (40 integrantes). Todos os estudantes afirmaram que o curso contribuiu para despertar o seu interesse pelas disciplinas de ciências (Química e Biologia) e que gostaria de concluir o curso. Pode-se afimar, atrvés do feedback dos estuantes, que houve uma melhora no olhar sobre essas disciplinas (Química e Biologia), ocasionando um avanço no desenmpenho de ambas. Por fim, um outro grande objetivo desse estudo foi alcançado, que é despertar o olhar do aluno para a aplicabilidade das ciências em seu dia a dia.