Esse artigo foi elaborado ao observar as dificuldades dos alunos, com analises das diagnoses das turmas feitas na disciplina de estagio I na universidade de Pernambuco, realizada na escola municipal Baltazar moreno, no município de Moreno-PE. Nas aulas de matemática umas grandes partes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, nas operações de adição e subtração de números inteiros. Verificamos a dificuldade dos alunos em adquirir esse conteúdo com clareza. A partir dessa observação, Desenvolvemos uma pesquisa com objetivo de analisa as possibilidades do jogo Soma Zero para professores de matemática dessa escola. Mostra outra técnica diferenciada de mostra o conteúdo, visão e adaptada em sua sala de aula. Por tanto, pegamos como referencial teórico a abordagem instrumental. Nessa pesquisa foram utilizados quatro professores desta escola municipal, na primeira etapa foi apresentado o jogo aos professores, e regras. Segundo etapa, perguntei que eles já tinham trabalhado com esse material em sala de aula e depois realizamos uma partida entre os professores e pesquisadores. Na terceira etapa, quando terminou o jogo, todos os professores responderam um questionário de quatro pergunta, que foram o que achou do jogo, o que mudaria no jogo e como utilizaria o jogo em sua sala de aula. Com levantamento dos estudos, analisamos os processos de instrumentação e instrumentalização com referencia o jogo Soma Zero. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aula. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aulas, mostrado como seria adaptado em sua sala de aula o jogo Soma Zero.