O objetivo do presente artigo está centrado na identificação e análise da percepção dos estudantes do município de São João dos Patos – MA sobre a escola e o seu papel. Para tanto, faremos uso de alguns dados de uma pesquisa mais ampla realizada em 2016 no âmbito da disciplina Sociologia da Educação. A pesquisa inicial foi realizada pelos alunos e alunas do 2º período do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos, sob a coordenação do orientador do presente artigo, também professor da disciplina no Campus. Para nos guiar na interpretação dos dados e no debate relativo às questões advindas dos resultados, faremos uso de algumas considerações sociológicas presentes no debate da Sociologia da Educação, a saber, ideias dos teóricos do paradigma do consenso e do conflito a respeito da educação escolar. A metodologia se caracterizou como de natureza quantitativa, sendo os dados coletados a partir de um questionário estruturado que contou com um total de 130 estudantes entrevistados nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental do município supracitado. O perfil dos sujeitos da pesquisa foi recortado a partir das seguintes características: estudantes do 9ª ano do ensino fundamental; metade das entrevistadas do sexo feminino e a outra metade do sexo masculino; adolescentes com idade entre 13 e 14 anos. Para o alcance do objetivo deste artigo fizemos um recorte da pesquisa mais ampla e selecionamos para tabulação apenas uma questão e uma afirmativa. Após o processo de tabulação dos dados, obtivemos resultados bastante expressivos e preocupantes sobre a principal motivação dos estudantes para estar na escola e a visão deles com relação ao papel da educação escolar, tendo como primeira conclusão o fato dos estudantes possuírem uma visão extremamente utilitarista da escola. A partir da análise dos dados, ficou tragicamente evidenciado que a motivação principal dos nossos adolescentes para frequentar a escola está ligada à interesses particulares de ascensão social e que para eles o papel primordial da escola é treiná-los para o mercado de trabalho.