Este trabalho baseia-se em uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel, e visou investigar a relação e impacto de elementos constitutivos de sua estrutura administrativa e pedagógica com os resultados positivos verificados nos quesitos proficiência e aprovação em vestibulares, tendo como base de aferição os padrões estabelecidos SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará). Para tal, levou-se em consideração os anos de 2014, 2015 e 2016, trabalhando com os índices de ingresso nas Instituições de Ensino Superior e no mercado de trabalho. Para identificar as causas desses índices relatou-se como funciona a TESE – Tecnologia Empresarial Sócio Educacional. O objetivo neste trabalho também é identificar onde os pilares do conhecimento se encaixam no aprendizado cognitivo, além de desenvolver neles sentimentos de respeito, disciplina e confiança, tudo isso aliado a um núcleo gestor conciso, coeso, com total apoio ao corpo docente, que se utiliza de aulas e projetos interdisciplinares, oficinas profissionais e visitas técnicas, voltados à compreensão do cotidiano dos alunos, fazendo com que seja possível a estes alunos contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula com este cotidiano, evoluindo assim suas concepções alternativas, fortalecendo o conhecimento científico e contextualizando com as competências e habilidades cobradas no ENEM, preparando-os para um mundo cada vez mais competitivo a que nos acostumamos. No quesito aprovação em universidades, percebemos um aumento gradativo entre 2014 e 2016, de 43,7% para 95,9%, e o índice de empregabilidade observamos uma queda de 70,4% para 26,2. É possível concluir que esse resultado se deve, pelo que foi pesquisado, à forma como a escola é dirigida, e na influência que a TESE -Tecnologia Empresarial Sócio Educacional tem na formação destes alunos como cidadãos.