SILVA, Kaliuma Soares et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38929>. Acesso em: 23/12/2024 00:11
A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação familiar e da comunidade. O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo, cada vez maior controle sobre o seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais de interação com o mundo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, saltam, brincam sozinhas ou em grupos, com objetos ou brinquedos. Brincadeiras, jogos e brinquedos fazem parte do universo infantil desde os primeiros meses de vida, seja ela em qualquer meio social, pois através dela a criança pode viver no seu mundo de imaginação e fantasia. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da aprendizagem através do brincar para crianças do ensino básico, como também compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem na educação, tendo como referência as brincadeiras desenvolvidas em contexto escolar, series iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas analises bibliográficas, tais como GARDNEI, JEAN PIAGET, KISHIMOTO, WALLON, KRAMER bem como o RCNEI, todas associadas com as atividades práticas realizadas e relacionadas com o tema deste artigo, onde podemos perceber que a criança se torna única dentro do contexto social a qual ela está inserida. A partir daí foram realizados diversos momentos de brincadeiras dirigidas com crianças de 02 anos de idade de uma escola da rede privada da Cidade de Campina Grande- PB. Dentre estes momentos destacamos O Jacaré foi passear lá na lagoa. Esta brincadeira foi escolhida de acordo com a faixa etária das crianças mencionadas no artigo, bem como são estas que tem uma maior aceitação por parte das mesmas durante a prática.