As práticas pedagógicas são essenciais durante o ensino de ciências por contribuírem para o desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi aplicar uma prática pedagógica em uma escola de ensino fundamental com o tema pirâmide alimentar, na tentativa de motivar os alunos em prol da conscientização de uma alimentação saudável. Nessa prática foi aplicado um questionário contendo quatro questões subjetivas, aplicadas antes e depois da dinâmica de grupo, com a finalidade de comparar o nível de conhecimento dos discentes antes e depois daquela atividade. Para o desenvolvimento da prática foi produzido um modelo didático de uma pirâmide alimentar, sendo esta confeccionada com E.V.A, no entanto os níveis não seguem as cores padrões da pirâmide universal. Foram recortadas imagens de alimentos que representam os grupos, sendo eles: energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras, para que os alunos pudessem encaixar no grupo correto da pirâmide. Outro material utilizado para a funcionalidade da prática foram envelopes, neles continham perguntas especificas de cada grupo de alimento, sendo que eles obedecem às cores padrões da pirâmide alimentar. Após a aplicação do questionário de pré-teste a atividade prática iniciou com uma sensibilização, feita através da exibição de imagens de dois tipos de alimentos, sendo uma imagem de uma alimentação saudável e a outra não. Posteriormente a turma foi dividida em dois grupos e um deles foi sorteado para dar início a atividade. A equipe sorteada indicou um representante para escolher uma imagem de um alimento e encaixar no grupo da pirâmide a qual ele pertence, caso o aluno colocasse no grupo correto a equipe ganharia 1,0 ponto, já a próxima etapa, seria retirar uma pergunta do envelope do mesmo grupo da pirâmide que ele escolheu inicialmente. Após concluir a rodada é a vez de a outra equipe participar, a dinâmica utilizada é a mesma. Ambas as equipes poderiam ajudar seus representantes na hora de colocar a imagem no grupo correto da pirâmide e também na hora de responder as perguntas. Essa mesma metodologia se repetiu por 13 rodadas, venceu a equipe que no final da atividade tinha a maior pontuação. Muitos alunos entregaram o questionário de pré-teste em branco, e uma das justificativas para essa ação seria por conta deles não haverem compreendido aquele assunto, além da falta de motivação desses alunos durante as atividades escolares. Depois da aplicação da atividade prática foi possível perceber por meio dos questionários de pós-teste, a diferença entre a quantidade de erros e acertos e, ainda, houve um avanço positivo por conta de apresentar um número menor de questões em branco quando comparado ao questionário anterior. Isso demonstra que essa prática contribuiu para o ensino daquele conteúdo, onde os alunos exercitaram os conhecimentos que foram obtidos através da teoria, fazendo com que eles realmente entendessem o assunto. Essa atividade experimental também foi de suma importância, por ter mostrado aos alunos hábitos alimentares saudáveis, criando questionamentos e quebrando paradigmas em torno da alimentação pronta e embalada de fácil acesso.