A história da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil é marcada por desafios e tensões que vão desde a falta de atenção necessária por parte das autoridades com tal modalidade, até mesmo a dificuldade que a mesma encontrou para ser implementada. Inicialmente a oferta desse ensino se deu devido a necessidade de ter uma mão de obra minimamente qualificada e barata, voltada a atender a nova demanda no âmbito industrial que acabara de surgir no final da década de 1930, no qual o Brasil vivenciava um momento de transição econômica incentivada pelo setor industrial, com a promessa da modernização do território brasileiro. A partir de então começaram a surgir alguns movimentos, com destaque para o de educação popular, que tinha como finalidade alfabetizar a população jovem e adulta do Brasil. Este artigo objetiva identificar estratégias de elaboração do currículo da EJA nas instituições de ensino que oferecem essa modalidade e como o mesmo é praticado pelos docentes das diferentes áreas. A construção desse trabalho se deu de duas formas: a primeira etapa constou de leitura e análise de textos já publicados sobre o tema e a segunda consistiu em uma pesquisa de campo na qual visitamos 2 (duas) instituições de ensino na cidade de Iguatu - Ce, com oferta na área pesquisada. Com as leituras e visitas realizadas, percebemos o quão difícil é planejar um currículo voltado para a EJA que seja sólido e que atenda as necessidades do público ao qual se destina, bem como os desafios que cercam tal modalidade.