Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES E SISTEMA CIFRANÁVICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: SISTEMA CIFRANÁVICO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, SABERES DOCENTES, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Formação inicial e continuada de professores é essencial para que haja uma eficácia nos processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, percebe-se que essas formações deixam lacunas nos que se refere aos conhecimentos dos conteúdos, no fazer pedagógico, bem como proporcionam poucas mudanças nas crenças, nos sentimentos sobre determinadas disciplinas. A aprendizagem do chamado de Sistema de Numeração Decimal – SND é essencial para a progressão discente no campo aritmético. Atualmente, o ensino do SND acontece mediante regras e com pouca utilização de recursos didáticos, o que não favorece a compreensão discente sobre as suas características e o seu funcionamento. Os registros numéricos discentes expressam o conhecimento dos estudantes sobre o SND, os quais precisam ser interpretados pelo docente. Muitos desses professores, responsáveis por iniciarem esse conteúdo ainda no Ensino Fundamental vivenciaram processos formativos precários em Matemática e acabam reproduzindo práticas incapazes de mudar os paradigmas nessa área. Nacarato (2009) postula que não basta que o professor de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental possua o saber pedagógico. Nesse sentido, Pimenta (1996) e Tardif indicam a necessidade de que o professor desenvolva o saber conteudístico. Essa revisão bibliográfica pretende trazer para uma reflexão sobre dois conceitos: saberes docentes de professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental e Sistema Cifranávico, nome dado por Barguil (2016) para o atual Sistema de Numeração Decimal. A discussão desses assuntos nos permitirá perceber o que os autores consideram relevante sobre os saberes docentes que ensinam matemática e sobre o Cifranava, bem como as suas contribuições para ampliar os saberes dos professores sobre esse conteúdo, que faz parte do currículo do ensino fundamental e hoje é desenvolvido em sala de aula, muitas vezes, de forma mecanizada e sem o uso satisfatório de recursos pedagógicos, além da confusão e ausência dos conceitos referentes ao conjunto dos algarismos, nome do Sistema de Numeração Decimal e o processo, nomeado por Barguil de Cifranavização.

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