Essa pesquisa insere-se na temática formação de professores e teve como objetivo principal identificar dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática nos primeiros anos de atividade, tendo em vista a importância desse período, onde os mesmos irão estabelecer interações construindo algumas lógicas que poderão se tornar definitiva para suas ações docentes. O presente texto está organizado para entendermos a formação do professor de matemática, o processo ensino/aprendizagem da matemática, e o relato dos professores com suas respectivas análises. Dentro dessa perspectiva vamos tecer algumas reflexões sobre os desafios enfrentados por esses professores no inicio da carreira docente. A pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas com professores licenciados em matemática, que têm até três anos de experiência em sala de aula. Posteriormente a coleta de dados, utilizamos a técnica de análise interpretativa buscando a compreensão das respostas de forma a identificar as principais dificuldades dos professores iniciantes em sala de aula. Os dados evidenciam que os professores ao término da licenciatura necessitam de auxílio para a execução do seu trabalho docente, principalmente pelo fato dessa etapa não ser suficiente na preparação do futuro docente para a realidade escolar apresentada nos dias atuais. São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada docente de maneira diferente. O contexto abordado pelos professores foi composto de inseguranças que foram sendo superadas ao passar do tempo. Constatou-se também que esse início de carreira é fundamental para determinar a permanência ou não do professor na profissão da docência. Buscar meios de se atualizarem, reparando os erros e corrigindo as práticas é a melhor opção para fornecer uma educação de qualidade para nossa sociedade.