O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento do PROFLETRAS e objetiva refletir sobre a importância do trabalho com a leitura e a produção de textos multimodais, no contexto das tecnologias, nas aulas de língua portuguesa, pois as transformações ocorridas na sociedade e nas práticas sociais intermediadas pelas linguagens requerem novas habilidades, haja vista a circulação de textos que extrapolam a escrita alfabética. Assim, a escola precisa oportunizar aos alunos, o trabalho com a leitura e produção desses textos, de forma a contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico e os multiletramentos dos alunos. Para tal, nos debruçamos sobre os estudos de Bakhtin (2011), Rojo & Barbosa (2016) para compreendermos o conceito de gênero textual; para abordarmos a multimodalidade utilizamos Rojo & Barbosa (2016); para a utilização das tecnologias como ferramentas para o ensino e aprendizagem, Moran (2013); e para tratarmos dos multiletramentos, Rojo (2012). Por tratar-se de uma pesquisa-ação, apresentamos como proposta de intervenção, o desenvolvimento de uma proposta de atividade a partir da sequência didática proposta por Schnewly & Dolz (2004) para o trabalho com a tirinha, um texto multimodal, como uma forma de contribuirmos para a formação de alunos letrados e multiletrados.