Este trabalho traz como tema, o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que faremos algumas reflexões sobre essa temática, no sentido de discutir sobre o processo de mediação do educador em meio ao contexto educacional. Nesse sentido, tem por objetivo apresentar e discutir apontamentos relevantes que possam dialogar com determinadas situações contextuais de ensino, as quais vivenciamos em nossas vivências cotidianas de ensino e aprendizagem. Esse estudo será feito a partir de leituras realizadas em autores que dialogam com a temática em evidência. Assim, almejamos discutir sobre as lacunas deixadas no contexto de ensino e refletir sobre os desafios que nos deparamos no meio escolar. A educação apresenta grandes dificuldades, em que o professor como mediador desse processo, precisa buscar meios que condicione melhor o desenvolvimento das suas ações. Desse modo, podemos considerar que a educação é um processo que visa preparar os nossos alunos para os reais contextos de vida, aos quais estão inseridos, mas que, para isso, é necessário considerar o processo de mediação na constituição desse saber. O processo de reflexão sobre a nossa prática de ensino é algo importante para entendermos como podemos contribuir de forma qualitativa para o ensino. Nessa perspectiva, para fundamentarmos o presente artigo buscamos nos autores, Freire (1982), Tardif (2011), Ranciére (2007), e Castro e Carvalho (2012), algumas considerações que possam fortalecer a escrita da nossa pesquisa. O estudo apresentado consiste em mostrar esclarecimentos relevantes para a classe docente, como também incentivar aos demais pesquisadores que pretendem desenvolver expressivos trabalhos com relação a temática em estudo.