Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: AÇÃO PEDAGÓGICA, , ENSINO APRENDIZAGEM, CONTEXTO DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35756
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2034
    "inscrito_id" => 2101
    "titulo" => "ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho traz como tema, o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que faremos algumas reflexões sobre essa temática, no sentido de discutir sobre o processo de mediação do educador em meio ao contexto educacional. Nesse sentido, tem por objetivo apresentar e discutir apontamentos relevantes que possam dialogar com determinadas situações contextuais de ensino, as quais vivenciamos em nossas vivências cotidianas de ensino e aprendizagem. Esse estudo será feito a partir de leituras realizadas em autores que dialogam com a temática em evidência. Assim, almejamos discutir sobre as lacunas deixadas no contexto de ensino e refletir sobre os desafios que nos deparamos no meio escolar. A educação apresenta grandes dificuldades, em que o professor como mediador desse processo, precisa buscar meios que condicione melhor o desenvolvimento das suas ações. Desse modo, podemos considerar que a educação é um processo que visa preparar os nossos alunos para os reais contextos de vida, aos quais estão inseridos, mas que, para isso, é necessário considerar o processo de mediação na constituição desse saber. O processo de reflexão sobre a nossa prática de ensino é algo importante para entendermos como podemos contribuir de forma qualitativa para o ensino. Nessa perspectiva, para fundamentarmos o presente artigo buscamos nos autores, Freire (1982), Tardif (2011), Ranciére (2007), e Castro e Carvalho (2012), algumas considerações que possam fortalecer a escrita da nossa pesquisa.  O estudo apresentado consiste em mostrar esclarecimentos relevantes para a classe docente, como também incentivar aos demais pesquisadores que pretendem desenvolver expressivos trabalhos com relação a temática em estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AÇÃO PEDAGÓGICA,, ENSINO APRENDIZAGEM, CONTEXTO DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2101_11092017163621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDEVÂNIA DA SILVA MONTE"
    "autor_nome_curto" => "HILDA"
    "autor_email" => "hilda_monte02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35756
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2034
    "inscrito_id" => 2101
    "titulo" => "ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho traz como tema, o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que faremos algumas reflexões sobre essa temática, no sentido de discutir sobre o processo de mediação do educador em meio ao contexto educacional. Nesse sentido, tem por objetivo apresentar e discutir apontamentos relevantes que possam dialogar com determinadas situações contextuais de ensino, as quais vivenciamos em nossas vivências cotidianas de ensino e aprendizagem. Esse estudo será feito a partir de leituras realizadas em autores que dialogam com a temática em evidência. Assim, almejamos discutir sobre as lacunas deixadas no contexto de ensino e refletir sobre os desafios que nos deparamos no meio escolar. A educação apresenta grandes dificuldades, em que o professor como mediador desse processo, precisa buscar meios que condicione melhor o desenvolvimento das suas ações. Desse modo, podemos considerar que a educação é um processo que visa preparar os nossos alunos para os reais contextos de vida, aos quais estão inseridos, mas que, para isso, é necessário considerar o processo de mediação na constituição desse saber. O processo de reflexão sobre a nossa prática de ensino é algo importante para entendermos como podemos contribuir de forma qualitativa para o ensino. Nessa perspectiva, para fundamentarmos o presente artigo buscamos nos autores, Freire (1982), Tardif (2011), Ranciére (2007), e Castro e Carvalho (2012), algumas considerações que possam fortalecer a escrita da nossa pesquisa.  O estudo apresentado consiste em mostrar esclarecimentos relevantes para a classe docente, como também incentivar aos demais pesquisadores que pretendem desenvolver expressivos trabalhos com relação a temática em estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AÇÃO PEDAGÓGICA,, ENSINO APRENDIZAGEM, CONTEXTO DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2101_11092017163621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDEVÂNIA DA SILVA MONTE"
    "autor_nome_curto" => "HILDA"
    "autor_email" => "hilda_monte02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho traz como tema, o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que faremos algumas reflexões sobre essa temática, no sentido de discutir sobre o processo de mediação do educador em meio ao contexto educacional. Nesse sentido, tem por objetivo apresentar e discutir apontamentos relevantes que possam dialogar com determinadas situações contextuais de ensino, as quais vivenciamos em nossas vivências cotidianas de ensino e aprendizagem. Esse estudo será feito a partir de leituras realizadas em autores que dialogam com a temática em evidência. Assim, almejamos discutir sobre as lacunas deixadas no contexto de ensino e refletir sobre os desafios que nos deparamos no meio escolar. A educação apresenta grandes dificuldades, em que o professor como mediador desse processo, precisa buscar meios que condicione melhor o desenvolvimento das suas ações. Desse modo, podemos considerar que a educação é um processo que visa preparar os nossos alunos para os reais contextos de vida, aos quais estão inseridos, mas que, para isso, é necessário considerar o processo de mediação na constituição desse saber. O processo de reflexão sobre a nossa prática de ensino é algo importante para entendermos como podemos contribuir de forma qualitativa para o ensino. Nessa perspectiva, para fundamentarmos o presente artigo buscamos nos autores, Freire (1982), Tardif (2011), Ranciére (2007), e Castro e Carvalho (2012), algumas considerações que possam fortalecer a escrita da nossa pesquisa. O estudo apresentado consiste em mostrar esclarecimentos relevantes para a classe docente, como também incentivar aos demais pesquisadores que pretendem desenvolver expressivos trabalhos com relação a temática em estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.