O GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS.
Severina Diosilene da Silva Maciel
Universidade Federal da Paraíba – Virtual diosilenemaciel@hotmail.com
Resumo: Os alunos vêm à escola para adquirir uma formação educacional em todos os sentidos. Além dos conteúdos conceituais, esses discentes constroem também outros conhecimentos, dentre eles, os conhecimentos atitudinais, pois nesse ambiente eles interagem, socializam experiências e, descobrem-se como cidadãos. Foi acreditando que a leitura, a oralidade e a escrita são práticas que propiciam a inserção do homem na sociedade e propiciam a construção de conhecimentos, descobertas e cidadania, que realizamos e agora apresentamos a experiência de leitura e construção textual com o gênero multimodal folheto, com alunos do 8º ano do ensino Fundamental e alunos do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, no município de Boqueirão, PB, quando proporcionamos o encontro desses alunos com as práticas de leitura e produção do gênero folheto, versando sobre uma temática social, e que foi distribuído à comunidade escolar e local. Por meio dessa experiência, objetivamos desenvolver com os alunos práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento e de forma contextualizada e prazerosa, relevando a função social do gênero, quando tematizamos no mesmo a questão do perigo da propagação do mosquito Aedes Aegypti e a ação nociva desse mosquito ao ser humano. Tivemos como propósito orientar os alunos para a importância do uso da linguagem enquanto instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo, interação. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Rojo e Moura (2012), entre outros.
Palavras-chave: leitura, escrita, interação, multiletramentos.