Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS.

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, MULTILETRAMENTOS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37758
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1644
    "inscrito_id" => 3607
    "titulo" => "O GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS."
    "resumo" => """
      O GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS.\r\n
      \r\n
      Severina Diosilene da Silva Maciel\r\n
      \r\n
      Universidade Federal da Paraíba – Virtual diosilenemaciel@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      Resumo: Os alunos vêm à escola para adquirir uma formação educacional em todos os sentidos. Além dos conteúdos conceituais, esses discentes constroem também outros conhecimentos, dentre eles, os conhecimentos atitudinais, pois nesse ambiente eles interagem, socializam experiências e, descobrem-se como cidadãos. Foi acreditando que a leitura, a oralidade e a escrita são práticas que propiciam a inserção do homem na sociedade e propiciam a construção de conhecimentos, descobertas e cidadania, que realizamos e agora apresentamos a experiência de leitura e construção textual com o gênero multimodal folheto, com alunos do 8º ano do ensino Fundamental e alunos do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, no município de Boqueirão, PB, quando proporcionamos o encontro desses alunos com as práticas de leitura e produção do gênero folheto, versando sobre uma temática social, e que foi distribuído à comunidade escolar e local. Por meio dessa experiência, objetivamos desenvolver com os alunos práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento e de forma contextualizada e prazerosa, relevando a função social do gênero, quando tematizamos no mesmo a questão do perigo da propagação do mosquito Aedes Aegypti e a ação nociva desse mosquito ao ser humano. Tivemos como propósito orientar os alunos para a importância do uso da linguagem enquanto instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo, interação. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Rojo e Moura (2012), entre outros. \r\n
      \r\n
      \r\n
       Palavras-chave: leitura, escrita, interação, multiletramentos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, MULTILETRAMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3607_11092017013737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA DIOSILENE DA SILVA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "SEVERINA DIOSILENE D"
    "autor_email" => "diosilenemaciel@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37758
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1644
    "inscrito_id" => 3607
    "titulo" => "O GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS."
    "resumo" => """
      O GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS.\r\n
      \r\n
      Severina Diosilene da Silva Maciel\r\n
      \r\n
      Universidade Federal da Paraíba – Virtual diosilenemaciel@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      Resumo: Os alunos vêm à escola para adquirir uma formação educacional em todos os sentidos. Além dos conteúdos conceituais, esses discentes constroem também outros conhecimentos, dentre eles, os conhecimentos atitudinais, pois nesse ambiente eles interagem, socializam experiências e, descobrem-se como cidadãos. Foi acreditando que a leitura, a oralidade e a escrita são práticas que propiciam a inserção do homem na sociedade e propiciam a construção de conhecimentos, descobertas e cidadania, que realizamos e agora apresentamos a experiência de leitura e construção textual com o gênero multimodal folheto, com alunos do 8º ano do ensino Fundamental e alunos do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, no município de Boqueirão, PB, quando proporcionamos o encontro desses alunos com as práticas de leitura e produção do gênero folheto, versando sobre uma temática social, e que foi distribuído à comunidade escolar e local. Por meio dessa experiência, objetivamos desenvolver com os alunos práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento e de forma contextualizada e prazerosa, relevando a função social do gênero, quando tematizamos no mesmo a questão do perigo da propagação do mosquito Aedes Aegypti e a ação nociva desse mosquito ao ser humano. Tivemos como propósito orientar os alunos para a importância do uso da linguagem enquanto instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo, interação. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Rojo e Moura (2012), entre outros. \r\n
      \r\n
      \r\n
       Palavras-chave: leitura, escrita, interação, multiletramentos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, MULTILETRAMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3607_11092017013737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA DIOSILENE DA SILVA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "SEVERINA DIOSILENE D"
    "autor_email" => "diosilenemaciel@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. Severina Diosilene da Silva Maciel Universidade Federal da Paraíba – Virtual diosilenemaciel@hotmail.com Resumo: Os alunos vêm à escola para adquirir uma formação educacional em todos os sentidos. Além dos conteúdos conceituais, esses discentes constroem também outros conhecimentos, dentre eles, os conhecimentos atitudinais, pois nesse ambiente eles interagem, socializam experiências e, descobrem-se como cidadãos. Foi acreditando que a leitura, a oralidade e a escrita são práticas que propiciam a inserção do homem na sociedade e propiciam a construção de conhecimentos, descobertas e cidadania, que realizamos e agora apresentamos a experiência de leitura e construção textual com o gênero multimodal folheto, com alunos do 8º ano do ensino Fundamental e alunos do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, no município de Boqueirão, PB, quando proporcionamos o encontro desses alunos com as práticas de leitura e produção do gênero folheto, versando sobre uma temática social, e que foi distribuído à comunidade escolar e local. Por meio dessa experiência, objetivamos desenvolver com os alunos práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento e de forma contextualizada e prazerosa, relevando a função social do gênero, quando tematizamos no mesmo a questão do perigo da propagação do mosquito Aedes Aegypti e a ação nociva desse mosquito ao ser humano. Tivemos como propósito orientar os alunos para a importância do uso da linguagem enquanto instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo, interação. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Rojo e Moura (2012), entre outros. Palavras-chave: leitura, escrita, interação, multiletramentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.