O ensino de química, é de grande importância para a formação de cidadãos, ou seja, faz com que os discentes desenvolva um conhecimentos científicos e investigativos, utilizando esse aprendizado no seu dia-a-dia. Por esse motivo as aulas de química devem ser trabalhada de forma contextualizada com o ambiente no qual o discente está inserido, de forma que motivem os alunos para um melhor processo de aprendizagem. Foi desenvolvida uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. Onde foram entrevistados 42 alunos das três séries do ensino médio e 2 professores de química. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender quais são as dificuldades encontradas pelos discentes em aprender a química, e se os professores desenvolvem aulas práticas. De posse dos resultados, podemos perceber que 52% dos alunos responderam que a metodologia utilizada pelo professor não é eficaz ou seja a maior parte dos alunos encontra-se insatisfeitos com os métodos abordados pelo professor nas aulas. Pode-se observa que os professores foram unanimes em afirmar que por não haver laboratório na escola, essas aulas práticas não podem ser realizadas.